Você está lendo...
Tesla tem queda de vendas na China e BYD dispara
Notícias

Tesla tem queda de vendas na China e BYD dispara

Tesla sofre recuo de 10,9% na China e BYD vende mais que o dobro da empresa norte-americana, alcançando mais de 286 mil vendas em setembro

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

10 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Tesla Model 3 elétricos direção semiautônoma
Cerca de 500 unidades de Tesla Model 3 serão vendidas com alta quilometragem e pequenos danos
Crédito:Tesla/Divulgação

A Tesla sofreu um recuo significativo na China. Em setembro, a marca do bilionário Elon Musk vendeu 74.073 veículos elétricos no país asiático, de acordo com o levantamento da China Passenger Car Association (CPCA). Ou seja, uma queda de 10,9% em relação ao mesmo período de 2022. Em contrapartida, a marca nacional BYD apresentou um crescimento expressivo no nono mês do ano. Ao todo, a montadora chinesa emplacou 286.903 carros, contra 200.973 do ano anterior. Assim, um avanço de 42,8%.

Os dados da CPCA mostram que as vendas do Model 3 e Model Y, principais modelos da Tesla, caíram 12% nas vendas em relação a agosto. De acordo com o site Autoblog, a empresa norte-americana também perdeu os prazos de entregas globais no último trimestre. Afinal, a fabricante de elétricos tinha previsão de lançar uma reestilização do Model 3 no mercado chinês. Mas até o momento, essa atualização não aconteceu.



Tesla Model Y rival BYD
Tesla Model Y – Divulgação/Tesla

Publicidade


A Tesla, aliás, revelou o Model 3 reestilizado em setembro deste ano, com previsão de lançamento no quarto trimestre. Ou seja, pode acontecer até dezembro. No entanto, ao que parece a montadora não irá cumprir esse prazo. Seja como for, o preço inicial do novo Model 3 será de 259.900 yuans. Cerca de R$ 180 mil na conversão direta e sem impostos. Assim, é 12% a mais do que a média de preço da versão anterior. Além dele, a marca também apresentou o novo Model Y, que surgiu com pequenas novidades.

BYD avança em lançamentos

No mercado local, a BYD tem impulsionado vendas com as famílias Dynasty e Ocean, que incluem modelos híbridos e elétricos. Na Dynasty, há modelos como Han, Tang e Yuan, por exemplo. Afinal, é uma homenagem às dinastias chinesas. Já a Ocean traz modelos relacionados com o tema marinho. Ou seja, Seal e o Dolphin, ambos já presentes no mercado brasileiro.

byd
BYD Seal U – BYD/Divulgação

Seja como for, no mercado chinês, a marca tem apresentado diversos lançamentos. Um deles é o Seal U, novo SUV baseado no sedã Seal. O modelo tem autonomia de até 500 km e conta com as tecnologias mais recentes da fabricante chinesa. A chegado ao mercado do velho continente está prevista para 2024. Dessa forma, o objetivo é bater de frente com o Model Y.

Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03: hatch elétrico chinês é uma boa compra? Conheça

Deixe sua opinião