A Toyota registrou a quinta geração do Prius no Brasil. O híbrido teve os desenhos industriais e patentes registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). As imagens revelam o mesmo visual do modelo à venda no Japão. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, a marca manteve as configurações. Ou seja, o novo Prius tem versões híbridas comuns e do tipo plug-in (que recarrega em tomadas). Esta última, aliás, deverá ser a aposta por aqui.
Cabe dizer que o registro não significa que o Toyota Prius 2023 está confirmado para voltar ao mercado brasileiro, mas que a marca tem interesse em reservar os diretos. Portanto, resta esperar para ver quais os próximos passos. No Brasil, o Prius saiu de linha em 2021. Entretanto, a fabricante japonesa sempre deixou claro o interesse de retornar com o modelo ao País.
Novo Toyota Prius tem mais de 1.200 km de autonomia
Em relação ao conjunto híbrido, o novo Prius conta com diferentes configurações. Em algumas regiões, vem com o motor 2.0 de 196 cv. Além disso, há o 1.8 que serviu de base para o Corolla sedã híbrido. No entanto, graças ao motor elétrico mais potente, o desempenho subiu para 140 cv. Por fim, há a versão plug-in que une o 2.0 a gasolina e um motor elétrico traseiro. Juntos, geram 223 cv. Dessa forma, o Prius acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos, com tração integral.
De acordo com a Toyota, as baterias de íons de lítio foram mantidas sob o banco traseiro. Na comparação com as de níquel-hidreto metálico da geração anterior, a capacidade passou de 8,8 kWh para 13,6 kWh. Assim, o alcance no modo 100% elétrico é 50% maior. Ou seja, a autonomia foi ampliada de 63 km para quase 95 km. E o alcance combinado chega a 1.250 km.
Novo visual
No estilo, o Toyota Prius está mais moderno. A dianteira conta com iluminação full LEDs e luzes diurnas em formato de “C”. Os faróis, inclusive, são conectados à grade. As laterais, por sua vez, chamam atenção com as maçanetas das portas traseiras escondidas na coluna. Por fim, na traseira as lanternas também usam LEDs e vão de uma ponta a outra da carroceria. A tampa do porta-malas alta realça as linhas modernas do modelo.
Na cabine, a versão disponível no Japão tem o painel semelhante ao do elétrico bZ4X. O estilo lembra o i-Cockpit da Peugeot, com quadro de instrumentos digital com tela de 7″ acima do volante, que é compacto e cheio de botões. E o multimídia central com display de 12,3″.
Mais espaçoso
Importante dizer que o novo Prius é feito sobre a já conhecida plataforma TNGA. Entretanto, de acordo com a Toyota, a arquitetura recebeu ajustes para melhorar o desempenho. Isso inclui, por exemplo, centro de gravidade mais baixo e o coeficiente aerodinâmico (Cx) menor.
Mesmo sendo feito sobre a plataforma do atual Corolla sedã, o Prius tem distância entre-eixos até 50 milímetros maior, o que ampliou o espaço para os ocupantes. Assim, possui 4,60 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,43 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.
Por ora não há uma data certa, nem mesmo uma confirmação do retorno do Prius ao Brasil. Entretanto, com o avanço da eletrificação e dos híbridos plug-in, a nova geração do modelo tem tudo para voltar ao mercado brasileiro. De preferência na versão que recarrega em eletropostos e carregadores externos. A expectativa é de que o novo Prius venha em 2024.
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