Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

10/04/2023 - 4 minutos de leitura.

Novo Toyota Prius faz até 200 km/l em teste de consumo na Europa

Quinta geração do Toyota Prius, que é híbrido plug-in, crava consumo combinado de 200 km/l em teste no padrão internacional WLTP

Prius já foi registrado no Brasil, mas ainda não tem previsão de chegada Crédito: Toyota/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Nem mesmo a nova onda de SUVs elétricos fez a Toyota descartar o híbrido Prius do portfólio. O modelo voltou com tudo em sua quinta geração. Maior, mais moderno e, tão importante quanto, mais econômico. Prova disso, aliás, vem da certificação oficial da União Europeia, que coloca o híbrido da marca japonesa como um dos automóveis mais eficientes do mercado atual. E não é para menos: o novo Prius faz 200 km/l na versão plug-in.


Leia Mais


Novo Toyota Prius Plug-In Hybrid (Toyota/Divulgação)

Antes, cabe explicar a mecânica do carro. O Prius híbrido plug-in une motor 2.0 a gasolina (152 cv) e um propulsor elétrico traseiro (163 cv). Juntos, geram 223 cv. Dessa forma, o Prius acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos. Tem tração integral.

Continua depois do anúncio

De acordo com os números oficiais, o Prius recarregável em tomadas tem consumo médio combinado de 0,5 litros/100 km. Desse modo, faz aproximadamente 200 km/l na conversão. As emissões de CO2 são de 11 g/km e o consumo no modo elétrico flutua entre 11,4 e 12,6 kWh/100 km.

Para se ter ideia dos bons números alcançados pelo novo Toyota Prius, a lista dos carros mas eficientes à venda na Europa com sistema híbrido plug-in é liderada pelo Mercedes-Benz GLC 300 4Matic Plug-in Hybrid. O SUV tem consumo combinado de 0,4 l/100 km. Ou seja, faz em torno de 250 km/l. Cabe ressaltar que, durante os testes feitos no padrão internacional WLTP, os carros ficam com 70% a 85% de carga na bateria.

Novo Toyota Prius Plug-In Hybrid (Toyota/Divulgação)

Autonomia

Por falar nela, a bateria da quinta geração do Prius manteve o conjunto sob o banco traseiro. Agora, entretanto, ela é feita de células de íons de lítio. Desse modo, na comparação com a bateria de níquel-hidreto metálico da geração anterior, a capacidade passou de 8,8 kWh para 13,6 kWh. Assim, o alcance no modo 100% elétrico é 50% maior. Ou seja, a autonomia foi ampliada de 63 km para quase 95 km. E o alcance combinado chega a 1.250 km.

Vem para o Brasil?

A Toyota, a princípio, já registrou a quinta geração do Prius no Brasil. O híbrido teve os desenhos industriais e patentes publicados na revista do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), há pouco mais de um mês. Por aqui, deve vir justamente a versão híbrida plug-in. No entanto, apesar das expectativas, não há data para o retorno do modelo – que saiu de linha no Brasil em 2021. Especula-se que a estreia ocorra no ano que vem.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
VW POLO TRACK “PELADO” POR R$ 80 MIL, SERÁ QUE VALE?

Notícias relacionadas

Mercado

VW faz promoção para queimar estoques de T-Cross, Nivus e Amarok

Notícias

Bentley Batur é conversível com 16 unidades e preço de R$ 10 milhões

Notícias

Nissan March voltará elétrico sobre a base do Renault 5

Notícias

Ricaços não querem supercarros elétricos, e sim ‘experiência analógica’

OFERTAS 0KM
R$ 144.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$ 134.990,00

Caoa Chery Tiggo 7 Sport

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

R$ 169.990,00

Caoa Chery Tiggo 7 PRO Max Drive

De R$ 140.090 Por R$ 125.990 na troca do seu usado

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

R$ 139.990,00

Caoa Chery Arrizo 6 PRO Hybrid

VER TODAS AS OFERTAS