Você está lendo...
Novo Toyota Prius é registrado no Brasil e pode voltar híbrido plug-in
Mercado

Novo Toyota Prius é registrado no Brasil e pode voltar híbrido plug-in

Toyota Prius é registrado no Brasil com mesmo visual do modelo à venda no Japão; versão híbrida plug-in conta com motor 2.0 e gera até 223 cv

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

09 de mar, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota Prius
Nova geração do Toyota Prius tem bateria mais moderna, maior alcance elétrico e até usa placas solares para recarregar
Crédito:Toyota/Akio Toyoda/Divulgação

A Toyota registrou a quinta geração do Prius no Brasil. O híbrido teve os desenhos industriais e patentes registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). As imagens revelam o mesmo visual do modelo à venda no Japão. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, a marca manteve as configurações. Ou seja, o novo Prius tem versões híbridas comuns e do tipo plug-in (que recarrega em tomadas). Esta última, aliás, deverá ser a aposta por aqui.

Cabe dizer que o registro não significa que o Toyota Prius 2023 está confirmado para voltar ao mercado brasileiro, mas que a marca tem interesse em reservar os diretos. Portanto, resta esperar para ver quais os próximos passos. No Brasil, o Prius saiu de linha em 2021. Entretanto, a fabricante japonesa sempre deixou claro o interesse de retornar com o modelo ao País.



Toyota
Patentes do novo Toyota Prius já estão registradas no Brasil (INPI/Reprodução)

Publicidade


Novo Toyota Prius tem mais de 1.200 km de autonomia

Em relação ao conjunto híbrido, o novo Prius conta com diferentes configurações. Em algumas regiões, vem com o motor 2.0 de 196 cv. Além disso, há o 1.8 que serviu de base para o Corolla sedã híbrido. No entanto, graças ao motor elétrico mais potente, o desempenho subiu para 140 cv. Por fim, há a versão plug-in que une o 2.0 a gasolina e um motor elétrico traseiro. Juntos, geram 223 cv. Dessa forma, o Prius acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos, com tração integral.

De acordo com a Toyota, as baterias de íons de lítio foram mantidas sob o banco traseiro. Na comparação com as de níquel-hidreto metálico da geração anterior, a capacidade passou de 8,8 kWh para 13,6 kWh. Assim, o alcance no modo 100% elétrico é 50% maior. Ou seja, a autonomia foi ampliada de 63 km para quase 95 km. E o alcance combinado chega a 1.250 km.

Toyota Prius 2024
Novo Prius tem visual que lembra os carros elétricos da Toyota (INPI/Reprodução)

Novo visual

No estilo, o Toyota Prius está mais moderno. A dianteira conta com iluminação full LEDs e luzes diurnas em formato de “C”. Os faróis, inclusive, são conectados à grade. As laterais, por sua vez, chamam atenção com as maçanetas das portas traseiras escondidas na coluna. Por fim, na traseira as lanternas também usam LEDs e vão de uma ponta a outra da carroceria. A tampa do porta-malas alta realça as linhas modernas do modelo.

Na cabine, a versão disponível no Japão tem o painel semelhante ao do elétrico bZ4X. O estilo lembra o i-Cockpit da Peugeot, com quadro de instrumentos digital com tela de 7″ acima do volante, que é compacto e cheio de botões. E o multimídia central com display de 12,3″.

Toyota
Toyota/Divulgação

Mais espaçoso

Importante dizer que o novo Prius é feito sobre a já conhecida plataforma TNGA. Entretanto, de acordo com a Toyota, a arquitetura recebeu ajustes para melhorar o desempenho. Isso inclui, por exemplo, centro de gravidade mais baixo e o coeficiente aerodinâmico (Cx) menor.

Mesmo sendo feito sobre a plataforma do atual Corolla sedã, o Prius tem distância entre-eixos até 50 milímetros maior, o que ampliou o espaço para os ocupantes. Assim, possui 4,60 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,43 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.

Por ora não há uma data certa, nem mesmo uma confirmação do retorno do Prius ao Brasil. Entretanto, com o avanço da eletrificação e dos híbridos plug-in, a nova geração do modelo tem tudo para voltar ao mercado brasileiro. De preferência na versão que recarrega em eletropostos e carregadores externos. A expectativa é de que o novo Prius venha em 2024.


Jornal do Carro está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD YUAN PLUS: COMO É O SUV ELÉTRICO CHINÊS COM PREÇO DE COMPASS A DIESEL
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.