O Virtus 2023 está oficialmente à venda no Brasil. O sedã, que foi reestilizado em fevereiro pela primeira vez, chegou às lojas da Volkswagen na última quinta-feira (9) e surpreendeu nos números iniciais. De acordo com a montadora alemã, em apenas três horas o novo Virtus chegou a emplacar 2.500 unidades. A ação de lançamento durou até este último sábado (11 de março) e aconteceu em todas as concessionárias da VW no País.
Com mudanças no visual e na lista de equipamentos, o Virtus 2023 está disponível em cinco versões de acabamento. Entretanto, a principal novidade é a nova configuração de entrada 170 TSI, já avaliada no Jornal do Carro. Além dela, há também a inédita Exclusive, que veio para substituir a antiga GTS com apelo esportivo. Mas, diferentemente das demais, essa última ainda não chegou às lojas. E, até o momento, não há data definida.
Seja como for, o Volkswagen Virtus 2023 passa a ser o sedã de entrada da fabricante. Afinal, junto com o Gol, o Voyage também saiu de linha no Brasil. Na tabela de preços, o Virtus começa nos R$ 103.990 e chega aos R$ 144.990 na versão topo de linha.
Novo Virtus tem visual indiano
No visual, o Virtus 2023 exibe alguns toques modernos. O capô, por exemplo, foi redesenhado. Além disso, todas as versões têm faróis iguais aos do SUV Nivus, com iluminação de LEDs. Assim, o comprimento do sedã cresceu 7,9 cm. Porém, o espaço para ocupantes e bagagens não muda. Ou seja, o modelo mantém os 2,65 metros de distância entre-eixos. Bem como o porta-malas com 521 litros de capacidade. Já a traseira tem novas lanternas escurecidas com iluminação em “Y” que também usa luzes de LEDs.
Há ainda os equipamentos. Nas versões com câmbio automático, o Virtus 2023 passa a ter controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem autônoma de emergência. Por fim, complementam o pacote itens como detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem pós-colisão. Além disso, o novo Virtus sai de fábrica com seis airbags.
Mesmo motor do Polo TSI
Sob o capô, o Virtus 2023 traz o motor 1.0 turbo de até 116 cv e 16,5 mkgf de torque. Na versão TSI, o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Nas configurações Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI, só há transmissão automática e o motor é o 1.0 turbo de até 128 cv e 20,4 mkgf (com etanol). Por fim, o sedã ganha a versão Exclusive 250 TSI, inédita na linha. Com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 mkgf, vem substituir a GTS, que saiu de linha em 2022.