A Renault aproveita o Dia Mundial da Terra, celebrado em 22 de abril, para lançar no Brasil o novo Zoe e-Tech. O hatch elétrico está, segundo a marca francesa, na chamada “Fase 3”. Ou seja, o carro foi amplamente reformado. Além disso, traz nova bateria que garante autonomia maior, de até 385 km, motor mais potente e equipamentos mais sofisticados. Porém, a contrapartida é o preço, a partir de R$ 204.990 na versão Zen.
De modo geral, o Renault Zoe que estreia no Brasil agora é uma quase nova geração. São poucos os elementos que não receberam atualização. O desenho mudou por fora e por dentro. Além disso, o carro ganhou nova arquitetura eletrônica para receber tecnologias. Por outro lado, foram mantidas as dimensões da carroceria. Assim como alguns detalhes. É o caso, por exemplo, dos vincos nas laterais.
Motor bem mais potente
Em meio a tantas novidades, a evolução mais importante presente no Zoe e-Tech está no motor e nas baterias. O hatch elétrico deu um salto expressivo em potência, passando de 88 cv na versão anterior para 135 cv. Já o torque subiu de 22,4 mkgf para 25 mkgf. Portanto, o Renault tem força equivalente à de um Polo GTS, cujo motor 1.4 flexível com turbo gera 25,5 mkgf. Mas, diferentemente do que ocorre no Volkswagen, em modelos elétricos a resposta surge imediatamente.
Segundo a Renault, o novo Zoe e-Tech leva apenas 9,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Ou seja, ele é 4 segundos mais rápido que o anterior, que cumpria a mesma tarefa em 13,5 segundos. De acordo com a marca, as retomadas de 80 km/h a 120 km/h ficaram 2 segundos mais rápidas do que antes.
Nova bateria de 52 kWh
O Zoe e-Tech também sobe de patamar em relação à autonomia. Segundo a marca francesa, o novo pacote de baterias tem capacidade de 52 kWh. Ou seja, houve um aumento razoável de 25% em relação ao antigo, de 41 kWh. E sem ampliação do tamanho físico. Como resultado, a autonomia passou de 300 km para até 385 km no ciclo WLTP.
Além disso, o novo Zoe passa a oferecer maior compatibilidade para recarga. Agora o hatch pode ser plugado em tomadas de corrente alternada e contínua. E também em estações de carregamento rápido. Nesse caso, em 30 minutos dá para garantir 157 km de autonomia.
Preços e versões
A Renault começa a vender o Zoe e-Tech nas concessionárias do Brasil e por meio de plataformas digitais nesta quinta-feira (22). Além da versão Zen, a marca oferece a Zen+, com preço sugerido de R$ 219.990. Além disso, o hatch elétrico passa a ser oferecido pelo Renault On Demand, o serviço de assinatura de veículos da marca. Nesse caso, o preço da mensalidade parte de R$ 3.890.
Em relação aos equipamentos, o novo Zoe e-Tech traz boas novidades. A marca aproveitou a renovação para adicionar itens mais modernos e redesenhar todo o painel. Agora, há nova tela de 10 polegadas que exibe os instrumentos e dados de bordo. Assim como um novo volante, parecido com o utilizado nas linhas Duster, Logan e Sandero.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seO novo painel capricha no acabamento, com a parte central forrada com tecido. Além disso, há tela multimídia de 7 polegadas em melhor posição e mais destacada. A central Renault Easy Link permite o espelhamento de smartphones por meio das plataformas Android Auto e Apple Carplay. Há ainda duas entradas USB posicionadas lado a lado no console inferior.
Outro item interessante no novo Zoe e-Tech é o freio de estacionamento eletrônico acionado por botão. O hatch anterior não tinha esse dispositivo. Também é novidade o ar-condicionado digital com pequenos visores no interior dos botões, como no novo Duster. O amplo pacote itens de série inclui ESP e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Pioneira no Brasil
Com a chegada do novo Zoe e-Tech, a Renault reafirma sua aposta na oferta de carros elétricos no Brasil. A marca francesa informa que traz o hatch desde 2013, quando o modelo era vendido apenas para empresas. Desde então, vem treinando sua rede de concessionárias e se preparando para uma nova investida. Segundo a empresa, um novo modelo elétrico será vendido no Brasil a partir de 2022. Porém, a empresa não revela qual será sua nova aposta. Seja como for, o mais cotado é o Kwid elétrico.