A BMW revelou os novos X5 e X6 nos Estados Unidos. A produção dos SUVs começa em abril, em Spartanburg, na Carolina do Sul, de onde são exportados para todo o mundo. Segundo a marca bávara, a principal novidade para os utilitários de luxo está na motorização, que une os atuais motores V8 e de 6 cilindros em linha a um conjunto híbrido leve de 48V. Dessa forma, a dupla ganha potência e fica mais eficiente no consumo de combustível.
SUVs atualizam visual
De acordo com a BMW, X5 e X6 tiveram o desenho atualizado com inspiração nos SUVs menores X3 e X4. Essa semelhança está nos faróis mais estreitos e nos para-choques frontais com tomadas de ar horizontais e verticais. O clássico duplo rim na grade mantém o tamanho dos modelos atuais e, assim, descarta o polêmico formato grande e vertical presente no esportivo M3 e no SUV grande X7.
Por dentro, há novos recursos nas telas do painel de instrumentos e do multimídia, bem como na parte de segurança, com a adição de assistências semiautônomas (Adas).
Preços nos EUA
A BMW informa que serão sete novas versões para os dois SUVs. Cinco delas são para a gama do X5 (sDrive40i, X5 xDrive40i, X5 xDrive50e e X5 M60i xDrive com pacote esportivo M). Nos EUA, os valores ficarão entre US$ 66.200 e US$ 90.300 – ou seja, de R$ 346.600 a R$ 472.800 na conversão direta e sem taxas. Por sua vez, o SUV-cupê X6 terá apenas duas variantes, a X6 xDrive40i e a esportiva X6 M60i xDrive. Os valores vão de US$ 74.900 até US$ 94.600 – entre R$ 391.800 e R$ 494.300.
No Brasil, a linha atual do BMW X5 parte de R$ 689.950 (X5 xDrive45e M Sport), enquanto o X6 começa em R$ 744.950 (X6 xDrive40i M Sport).
Motores mais fortes
Nas configurações de entrada, o X5 e X6 saem de fábrica com o motor 3.0 turbo a gasolina com 6 cilindros em linha. Com a atualização, o propulsor ganha o sistema híbrido leve com bateria/alternador de 48 Volts. De acordo com a BMW, há um ganho de potência de 40 cv. Assim, o conjunto alcança 380 cv de potência, além de um torque máximo de 53 mkgf. O câmbio é o conhecido automático de oito marchas Steptronic.
Por sua vez, o X5 xDrive50e usa o mesmo conjunto, mas em versão híbrida completa, com baterias de íons-de-lítio de 25,7 kWh de capacidade, e um motor-gerador elétrico montado junto ao câmbio. Segundo a BMW, a potência total chega aos 500 cv, com torque de 71,3 mkgf. Além disso, a autonomia em modo elétrico alcança 65 km, com uma aceleração de zero a 100 km/h em só 4,6 segundos.
Por fim, as versões M60i vêm com o motor V8 biturbo de 4,4 litros. Neste caso, o conjunto é híbrido leve e fornece até 530 cv e 76,45 mkgf de torque, com 0-100 em 4,2 s. A BMW anuncia também um inédito modo Sprint, com acionamento por tecla que permitirá mudar o mapeamento para o modo Sport. Ao ativá-la, o câmbio vai operar na menor marcha possível e a bateria de 48V disponibilizará um “boost elétrico” específico para uso em arrancadas.
Faróis de fibra óptica
Em relação à tecnologia embarcada, a BMW afirma que os novos BMW X5 e X6 inovam na iluminação com faróis mais finos que têm a luz de seta e LEDs diurnos em formato de flecha. Como opcional, a grade frontal pode ser iluminada também. Já as lanternas usam filamentos de fibra óptica como fonte de luz, e exibem novo visual em forma de “X”.
No interior, a tela do quadro de instrumentos tem 12,3″ e forma uma peça única com a outra tela de 15″ da central de entretenimento e configurações do veículo. A BMW diz que ambas permitirão dar comandos por botões, por gestos no ar e também por voz. Há diferentes modos de condução, 15 cores de luz ambiente, assim como novos recursos do pacote Adas.
Estes assistentes semiautônomos, que integram o pacote BMW de Driving Assistance Professional, prometem “experiência restrita sem uso das mãos em rodovias de acesso limitado”. Isso a velocidades de até 136 km/h (85 milhas por hora).
Além disso, há opcionais como as funções Parking Assistant Professional, que permite comandar o estacionamento pelo lado de fora do carro, na chave. Além do Reversing Assistant e do Maneuver Assistant, que usam a leitura do GPS e o computador de bordo para manobrar os SUVs sem a interferência do motorista.