Você está lendo...
Novos Logan e Sandero terão até freio de estacionamento por botão
Notícias

Novos Logan e Sandero terão até freio de estacionamento por botão

Imagens do painel da nova geração dos compactos surgem antes da estreia no fim deste mês

Diogo de Oliveira, special para o JC

14 de set, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

sandero
INTERIOR DO SANDERO E LOGAN MELHOROU NA PRÓXIMA GERAÇÃO
Crédito:AUTOTIMESNEWS/REPRODUÇÃO

A primeira geração de Logan e Sandero era impregnada pela sensação de baixo custo. Tudo nos modelos parecia poupar cabos e fios. Até o design foi sacrificado em nome da economia. Pois essa é uma imagem que a nova geração dos compactos vai tentar mudar. Pelo menos é o que mostra o primeiro flagra do painel: a dupla da Dacia terá até freio de estacionamento elétrico acionado por botão.

Por enquanto não há muitos detalhes, já que os modelos serão apresentados pela marca romena apenas no próximo dia 29 de setembro. Porém, vamos dizer que é possível conferir algumas boas novidades. É o caso da central multimídia flutuante, que fica destacada no topo, em posição destacada do painel. A tela sensível ao toque de 7 polegadas não tem botões físicos.



Outro item interessante que mostra essa busca por refinamento é o cluster do ar-condicionado com botões giratórios preenchidos por pequenos visores que exibem temperatura, intensidade da ventilação, e outros ajustes. Já os difusores de ar seguem o padrão do novo Duster e estão mais estreitos e retangulares em vez de redondos, o que transmite menos a sensação de simplicidade.

Publicidade


Entre os materiais escolhidos, destaque para a moldura estilizada que preenche a parte central do painel e dá um toque moderno. Há elementos metalizados nas maçanetas das portas, no volante cheio de botões e na base da alavanca do câmbio. Entretanto, é esperado que os compactos mantenham os velhos comandos do som na coluna de direção. Afinal, por que não economizar onde dá?

sandero
AUTOTIMESNEWS/REPRODUÇÃO

Nova plataforma

Considerada a terceira geração de Logan e Sandero, a principal mudança da nova linha é a plataforma CMF-B, versão simplificada do atual chassi do Renault Clio europeu. A arquitetura enfim aposentará a veterana plataforma B0 (zero), que deu origem aos compactos de baixo custo da Dacia há 16 anos. A despeito das evoluções, os modelos seguirão amparados na boa relação custo/benefício.


A Renault ainda apresentará suas versões de Logan, Sandero e do aventureiro Stepway. É esperado que a marca francesa faça pequenos retoques de estilo em relação à gama da Dacia. No Brasil, a dupla recebeu mais uma atualização em 2019 e, portanto, ainda vai demorar a ganhar mudanças. É esperado que a nova geração dos modelos estreie em solo brasileiro apenas em 2022.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião