Diogo de Oliveira, special para o JC

14/09/2020 - 4 minutos de leitura.

Novos Logan e Sandero terão até freio de estacionamento por botão

Imagens do painel da nova geração dos compactos surgem antes da estreia no fim deste mês

INTERIOR DO SANDERO E LOGAN MELHOROU NA PRÓXIMA GERAÇÃO Crédito: AUTOTIMESNEWS/REPRODUÇÃO

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A primeira geração de Logan e Sandero era impregnada pela sensação de baixo custo. Tudo nos modelos parecia poupar cabos e fios. Até o design foi sacrificado em nome da economia. Pois essa é uma imagem que a nova geração dos compactos vai tentar mudar. Pelo menos é o que mostra o primeiro flagra do painel: a dupla da Dacia terá até freio de estacionamento elétrico acionado por botão.

Por enquanto não há muitos detalhes, já que os modelos serão apresentados pela marca romena apenas no próximo dia 29 de setembro. Porém, vamos dizer que é possível conferir algumas boas novidades. É o caso da central multimídia flutuante, que fica destacada no topo, em posição destacada do painel. A tela sensível ao toque de 7 polegadas não tem botões físicos.


Leia Mais


Outro item interessante que mostra essa busca por refinamento é o cluster do ar-condicionado com botões giratórios preenchidos por pequenos visores que exibem temperatura, intensidade da ventilação, e outros ajustes. Já os difusores de ar seguem o padrão do novo Duster e estão mais estreitos e retangulares em vez de redondos, o que transmite menos a sensação de simplicidade.

Continua depois do anúncio

Entre os materiais escolhidos, destaque para a moldura estilizada que preenche a parte central do painel e dá um toque moderno. Há elementos metalizados nas maçanetas das portas, no volante cheio de botões e na base da alavanca do câmbio. Entretanto, é esperado que os compactos mantenham os velhos comandos do som na coluna de direção. Afinal, por que não economizar onde dá?

AUTOTIMESNEWS/REPRODUÇÃO

Nova plataforma

Considerada a terceira geração de Logan e Sandero, a principal mudança da nova linha é a plataforma CMF-B, versão simplificada do atual chassi do Renault Clio europeu. A arquitetura enfim aposentará a veterana plataforma B0 (zero), que deu origem aos compactos de baixo custo da Dacia há 16 anos. A despeito das evoluções, os modelos seguirão amparados na boa relação custo/benefício.


A Renault ainda apresentará suas versões de Logan, Sandero e do aventureiro Stepway. É esperado que a marca francesa faça pequenos retoques de estilo em relação à gama da Dacia. No Brasil, a dupla recebeu mais uma atualização em 2019 e, portanto, ainda vai demorar a ganhar mudanças. É esperado que a nova geração dos modelos estreie em solo brasileiro apenas em 2022.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Um a cada três carros vendidos no mundo em março é chinês

Notícias

Clássico atual: 80% de todos os Mercedes Classe G ainda rodam, diz executivo

Notícias

Citroën Basalt aparece sem camuflagem na Índia; veja o vídeo

Notícias

Fiat Mobi 2025 fica disponível no site da marca; o que muda e preço

OFERTAS 0KM
Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

VER TODAS AS OFERTAS