Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

13/11/2023 - 4 minutos de leitura.

Novos sistemas de segurança da ZF chegam ao mercado até 2025

Em coletiva dada a jornalistas, a ZF confirmou seus novos produtos, bem como também os avanços na produção da planta de Limeira (SP)

Sistemas de segurança feitos pela ZF logo estarão disponíveis ao público Crédito: ZF do Brasil/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A ZF já concluiu as fases de desenvolvimento e testes de uma nova geração de sistemas avançados de segurança veicular. A empresa anunciou o início da produção de sua 5ª geração de câmeras para 2025, do supercomputador ZF ProAI para o próximo ano e, ainda para 2023, o início da produção de seu sistema Steer-by-wire (direção por fios). 

Isso tem por objetivo apoiar a indústria automotiva em diração à automação de veículos, com componentes desde ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), software para carros de passeio até sistemas completos de transporte autônomo, por exemplo.


Leia Mais


Segundo estudos da marca, até 2025, 75% dos veículos leves em todo o mundo terão algum sistema ADAS, como o freio automático de emergência. A ZF também prevê que metade de todos os veículos em todo o mundo terão sistemas de assistência ao condutor, até 2025.

Continua depois do anúncio

Ainda entre as novidades, a 5ª geração de câmeras da marca já chegam ao mercado também em 2025, com maior desempenho e maior campo de visão. assim, desta forma, permite aos veículos identificaram com maior antecedência e precisão obstáculos, como veículos, motocicletas, pedestres, entre outros. Um supercomputador, chamado ZF ProAI, entrará em produção já em 2024. O componente atende apliações ADAS do nível 2 ao 5, com mais de 1.500 trilhões de operações por segundo.

ZF do Brasil/Divulgação

Contudo, a marca oferece uma linha completa de chassis e atuadores de segurança, e uma dessas novidades é o Steer-by-wire. O sistema suprime a necessidade de uma barra de direção mecânica, que normalmente liga o volante ao eixo dianteiro, transmitindo os comandos do motorista inteiramente por sinais elétricos, por exemplo.


ZF agora produz sistema ESP em Limeira (SP)

A ZF agora também produz localmente, em Limeira (SP), o controle eletrônico de estabilidade (ESP). A novidade chega em boa hora, uma vez que a obrigatoriedade de todos os veículos do País terem o sistema se aproxima, já no próximo ano. É importante ressaltar que o ESP obrigatório deveria estar em vigor desde 2022, mas foi adiado para 2024.

Contudo, isso se deve a data limite para a implementação de outros equipamentos. Itens como luzes de rodagem diurna (DRL), luzes repetidoras laterais e de frenagem de emergência e outros, que já estavam previstos, por exemplo. Por fim, todos respondem à resolução 799 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Jornal do Carro também está no Instagram!


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Renault Kardian é o próximo rival de Fiat Pulse e VW Nivus

Notícias relacionadas

Notícias

Nissan March voltará elétrico sobre a base do Renault 5

Notícias

Ricaços não querem supercarros elétricos, e sim ‘experiência analógica’

Notícias

Ford Ecosport voltará em 2025 para disputar com Renault Duster

Notícias

Porsche desenvolve primeiro 911 híbrido da história

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 164.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

R$ 144.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

VER TODAS AS OFERTAS