Bem, amigos, entramos na semana que marca os 25 anos da morte de Ayrton Senna, ocorrida em 1º de maio de 1994. Mas não vamos falar sobre essa fatalidade. A ideia, aqui, é mostrar Senna, o carro, num embate com o Porsche 911 GT2 RS.
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A prova de aceleração, feita pela revista francesa Motorsport, mostra na prática o que separa um esportivo feito para as pistas (como é o caso do Porsche GT2 RS) de um superesportivo igualmente desenvolvido para competições.
+ 911 custa a partir de R$ 679 mil
Apesar de não serem concorrentes, o embate entre os dois serve para escancarar a diferença de aceleração entre eles. O vídeo é curto, mas o suficiente para mostrar quem é quem.
A revista alinhou os dois carros numa pista longa, plana e vazia. O McLaren Senna é equipado com motor 4.0 V8 biturbo de 800 cavalos. A tração é traseira, e, graças ao launch control, o modelo inglês oferece uma das arrancadas mais brutais deste planeta.
Ele é não apenas o mais rápido McLaren de rua, mas também um dos mais velozes automóveis de combustão interna à venda atualmente.
Briga de cachorros grandes
O Porsche 911 GT2 RS é um esportivo dos sonhos de qualquer um. Mas, perto do McLaren Senna, ele é – digamos – menos rápido. Ao final da prova de 1.000 metros de aceleração, o modelo inglês havia obtido uma vantagem de uns 10 a 15 carros à frente do modelo alemão.
Para sermos justos, apesar do resultado, seria um completo exagero dizer que o Porsche é lento. O motor boxer de seis cilindros biturbo na traseira despeja nada menos que 700 cavalos no solo. Entre outras credenciais, o modelo detém o recorde em Nurburgring para veículos de produção, obtido pela Manthey Racing.
Comparado com 99% dos carros do planeta, ele é um mostro imbatível. O único problema, aqui, é que ele enfrentou o outro 1%.