Bastou a Ford divulgar um teaser de seu futuro SUV elétrico com linhas inspiradas no Mustang, e pronto. A polêmica estava armada. Afinal, provavelmente até há pouco tempo as três palavras (Mustang, elétrico e SUV) nunca haviam sido proferidas na mesma frase. Seria o mesmo que tentar misturar petróleo e água do mar sem chamar a atenção mundial.
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Bem, a Ford conseguiu. Não, ela não deve ter nenhuma responsabilidade sobre o óleo que está manchando as praias do Nordeste brasileiro. Ela apenas anunciou a intenção de lançar um SUV com motor elétrico e estilo inspirado no do modelo esportivo.
Em um primeiro momento, puristas vão sofrer, reclamar, espernear e chorar. Em um segundo momento, o mundo provavelmente vai agradecer. Os planos da montadora são ambiciosos, e o novo carro, que ainda nem nome tem, é apenas a jogada inicial.
O modelo será revelado em meados de novembro, no Salão de Los Angeles, EUA. E poderá ser semelhante à projeção do designer Kleber Silva, reproduzida acima. Há quem diga que o modelo se chamará Mach 1. Outros apostam em Mach E, numa alusão à eletricidade. Mas o nome não importa tanto, e sim o que ele significa.
Ford quer vender 600 mil elétricos em seis anos na Europa
A Ford planeja vender 600 mil veículos elétricos apenas na Europa nos próximos seis anos. Recentemente, a marca do oval azul firmou um acordo com a Volkswagen e a Rivian para acelerar o processo de lançamento de veículos elétricos. Daí podem surgir não apenas SUVs, mas também picapes elétricas.
O curto vídeo abaixo mostra alguns detalhes do conceito que será mostrado em Los Angeles em pouco mais de duas semanas. Mais precisamente, no dia 18.
O teto tem a típica curvatura de um cupê, além de lanternas traseiras com três filetes verticais, como o Mustang. A dianteira guarda lembranças do Mustang GT350 e GT500.
Graças ao exterior mais arredondado, o SUV se assemelha mais a um automóvel do que a um SUV, com suas linhas mais convencionais, teto alto e dois volumes.
Irmão gêmeo do Mustang
Não é possível afirmar por enquanto se o SUV elétrico poderá ser considerado “irmão gêmeo” do esportivo, mas os detalhes não escondem a semelhança.
De olho na Tesla, o modelo final terá autonomia em torno de 530 km. A expectativa é a de que as vendas comecem no ano que vem. O crossover Tesla Y, recém-lançado, tem autonomia de 480 km.
Infelizmente, ainda faltam muitos detalhes sobre a máquina misteriosa. Mas ela será produzida na fábrica de Flat Rock, Michigan, nos EUA. E não mais na planta de Cuautitlán, no México, como planejado anteriormente.