Nem bem apresentou o SUV derivado do Progetto 363, e a Fiat já trabalha em um utilitário esportivo com desenho traseiro extraído do conceito Fastback, ou popularmente chamado de “SUV cupê”. O derivado do Progetto 376 já foi visto em testes, deverá utilizar um novo propulsor e será um fiel concorrente do Volkswagen Nivus. Confira tudo o que já sabemos sobre ele:
Base do Cronos
Com o intuito de ser um pouco maior do que o SUV do Argo, o Projeto 376 terá como base o Cronos. Tanto é que a mula de testes usa a carroceria do sedã, mas as bitolas e entre-eixos do novo produto deverão ser maiores.
A plataforma modular, contudo, deverá ser a MLA. Isto é, uma arquitetura derivada da MP1, cujas diferenças ainda não foram especificadas pela Fiat. O design, por sua vez, deve manter muito do SUV “convencional”.
Dessa forma, o novo modelo manterá toda a coluna A com o visual do Progetto 363, alterando alguns elementos específicos como para-choque dianteiro, por exemplo. O ineditismo, portanto, ficará para as portas traseiras e a coluna C, essa que terá uma caída de teto semelhante a de um carro cupê. Alusão que deixará seu design mais esportivado.
Tamanho do Compass
Para evidenciar a caída do teto, o veículo precisará ser alongado. A mudança levará o comprimento a um patamar de SUV médio. Especula-se que o modelo pode chegar aos 4,40 metros de comprimento, medida semelhante ao Jeep Compass.
De acordo com a apuração do site MobiAuto, o SUV deverá atingir 1,80m de largura. Ou seja, 5 cm a mais do que o Volkswagen Nivus e 1 cm menor do que o Jeep Compass. Por isso, os fornecedores de Betim o chamam de C-SUV, um utilitário esportivo médio.
Referências ao conceito Fiat Fastback
No último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, fomos surpreendidos pelo conceito Fastback. Assim, toda a coluna C do Progetto 376 herde características do protótipo da Fiat. É provável também que o visual mais classudo da dianteira sirva de inspiração ao projeto.
O conceito, no entanto, servirá como base de um terceiro SUV. O mais tardio dos três produtos se trata do utilitário derivado da Fiat Toro.
Segundo o portal Auto Segredos, a mula de testes já roda em pista interna da fábrica da Stellantis em Goiana (PE ). Ele deverá ser construído na plataforma MLA e promete trazer uma mistura de características visuais do projeto 363 e do protótipo da marca. O site ressalta que a traseira, por sua vez, terá um desenho inédito.
Motores
O produto deverá ser o primeiro da montadora italiana a reunir os dois novos motores turbo flex no portfólio. Desse modo, ele disponibilizará tanto o motor 1.3 T270 que garante até 185 cv e 27,5 mkgf a etanol, quanto o propulsor 1.0 turbo cuja potência e torque a Fiat não revelou.
Estima-se, todavia, que a potência máxima alcance os 130 cv, o tornando o motor 1.0 turbinado mais potente do mercado. Por fim, a transmissão será automática do tipo CVT de série.
Fiat Connect Me
Como já se esperava, o novo SUV trará, possivelmente de série, a plataforma de conectividade Fiat Connect Me. Ela reúne uma série de recursos virtuais que fornecem alertas de condução, de suspeita de furto, bem como comandos remotos pelo celular, por exemplo.
Além disso, ele disponibilizará de Wi-Fi nativo com conexão 4G provida pela TIM. Alguns equipamentos presentes do novos SUV serão empregados no novo utilitário, como carregador do smartphone por indução e pacote de tecnologias semiautônomas ADAS nas versões mais caras.
O painel também será digital e a central multimídia deverá variar conforme a escolha das versões. Nesse sentido, ela poderá ter dimensões de 8,4″ ou 10,1″.
Preço deve superar os R$ 110 mil
Se o Volkswagen T-Cross é posicionado acima do Nivus, a situação na marca italiana será inversa. Não somente dimensões, mas O SUV terá valores maiores do que o Progetto 363, o que significa que poderá ter preço inicial acima dos R$ 110 mil.
Vale lembrar que o utilitário compacto da Fiat, que chegará ao mercado no 2º semestre desse ano, deverá ficar por volta dos R$ 90 mil na versão de entrada.
Quando chegará ao mercado?
A mula já roda em testes no Brasil e deverá acompanhar a evolução do Progetto 363 no mercado antes de estrear. Por isso, o SUV maior deverá ser lançado no Brasil somente no primeiro semestre de 2022. Nesse ínterim, veremos a mula dar lugar ao veículo sob forte camuflagem e, então, a perdendo aos poucos. Será que sua revelação ocorrerá na final do BBB 22?