O mais novo SUV da Renault já está entre nós. O Kardian finalmente chegou ao mercado oficialmente, e teve seus preços revelados, prometendo movimentar o universo dos SUVs compactos. Entretanto, precisa encarar rivais como o VW Nivus e Fiat Pulse, já estabelecidos no País.
Pensando nisso, separamos os preços e versões do Kardian, e comparamos contra seus concorrentes, e em que pontos o novo modelo da Renault se destaca perante seus adversários diretos. Ao todo, são três diferentes versões de acabamento.
Itens de série e versões
Para encarar o mercado, o Kardian chega bem preparado, desde sua versão de entrada, a Evolution. Ela conta com seis airbags, controlador e limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Start&Stop e modo ECO com EcoScoring.
Além disso, há borboletas atrás do volante (multifuncional e com ajustes de altura e profundidade) para troca de marchas, e painel de instrumentos digital de 7″, central multimídia com tela de 8″ dotada de Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio. Há também ar-condicionado digital com função automática e comando elétrico para vidros e retrovisores.
Na intermediária Techno, adiciona-se frenagem automática de emergência (AEBS), alerta de colisão frontal (FCW), freio de estacionamento eletrônico e console elevado com apoio de braço. Os painéis e volante têm acabamento premium. As rodas são de liga leve com 17″, e tem chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free (mãos livres, em português). Na lista, figuram também, partida remota do motor, saídas USB-C na parte de trás, seis alto-falantes, bem como vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento. Seu único opcional é o teto em preto.
A topo de linha Première Edition tem todos os recursos citados até então, com a adição de sistemas ADAS. Isso significa controle de velocidade adaptativo (ACC), câmera Multiview (MVC), alerta de ponto cego (BSW), alerta de distância segura (DW) e outros itens como sensores de estacionamento frontal, faróis de neblina de LEDs e sensor crepuscular. Multi-sense com modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável) também ficam disponíveis.
Fiat Pulse tem a maior variedade de versões para enfrentar Kardian
Competindo com o Renault em nome da Stellantis, está o Fiat Pulse. Sua versão mais em conta contra o rival francês é a Drive CVT, que oferece de série central multimídia de 8,4 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, ar-condicionado digital, faróis e lanternas de LED, quatro alto-falantes, e rodas aro 16 com calotas. Entretanto, há apenas airbags frontais e laterais, além dos itens já obrigatórios. Nesse caso, os rivais se sobressaem, ambos com seis. Para ter rodas de liga aro 16, câmera de ré e sensor de estacionamento, é preciso comprar o Pack Plus, por R$ 2.890.
Mais equipado que a versão anterior, o Pulse S-Design tem uma multimídia maior, de 10,1 polegadas, com a conectividade já mencionada e GPS integrado. Além disso, há sistema keyless (entrada e saída sem chave), sensor de estacionamento traseiro, carregador por indução e câmera de ré.
Contudo, se o assunto é desempenho, quem bate de frente com os números dos rivais são as versões 1.0 Turbo automáticas. Na linha Pulse, o modelo mais barato com essa versão é o Audace, que oferece borboletas atrás do volante, banco traseiro bipartido, volante revestido em couro, e câmera traseira de alta resolução, com linhas dinâmicas. E ainda existem dois pacotes de opcionais.
Pacotes adicionais custam caro, mas deixam modelo mais equipado
O Safety, por R$ 2.490, adiciona o modelo sistemas ADAS, como frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa involuntária, sensores crepuscular e de chuva, e retrovisor interno eletrocrômico. Já o Pack Design, por R$ 3.490, adiciona rodas de liga leve aro 17, teto bicolor e multimídia de 10,1 polegadas. Entretanto, só pode ser adquirido de o modelo for nas cores vermelho ou branco. Com isso, o custo sobe R$ 990, mais o kit extra.
Já ultrapassando os R$ 130 mil, está o Pulse Impetus, com painel digital, bancos de couro, saída USB traseira tipo A, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e os pacotes adicionais da versão descrita acima. Opcionalmente, há apenas o pack de conectividade, pelo preço de R$ 2.850.
VW Nivus tenta manter-se relevante no mercado
Na Volkswagen, o rival a ser combatido é o Nivus. Na versão Confortline, com preço bem próximo do Kardian Première Edition, tem painel digital de oito polegadas, central multimídia de 10 polegadas com tomadas USB-C, seis alto-falantes, câmera de ré, carregador por indução e sensor de estacionamento. Além disso, há também rodas de liga leve ao 16 e volante com regulagem telescópica e de profundidade.
Na segurança, há frenagem automática de emergência, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, alerta de distância e seis airbags. Entretanto, vale a pena destacar que as três primeiras revisões são gratuitas, e incluem a troca de peças obrigatórias. O mais caro da linha é o Highline, que tem ar digital, volante e bancos revestidos em couro, retrovisor interno eletrocrômico, painel digital de 10,25, sistema keyless, detector de fadiga e rodas de liga leve aro 17.
Espaço interno: Kardian tem maior entre-eixos
Com 4,12 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, o Kardian é ligeiramente maior que seu principal rival. Respectivamente, o Pulse tem 4,10 m e 2,53 m. Aliás, o Fiat perde também em porta-malas. Afinal, os 370 litros não são páreo para o novato, que segue os passos do irmão Duster e garante generosidade na área de bagagens, com 410 litros. Ademais, tem 1,77 m de largura e 1,60 m de altura.
Já o Nivus mede 4,26 m de comprimento, e tem os mesmos 2,56 m de entre-eixos do irmão Polo, de quem deriva diretamente. O porta-malas leva 415 litros, colocando os outros dois rivais no bolso. Contudo, deveria entregar um espaço interno mais adequado.
Desempenho
Embora a Renault não tenha divulgado os dados de desempenho do Kardian com gasolina, sabemos que o modelo rende 125 cv com etanol, e entrega 22,4 mkgf de torque com esse mesmo combustível. Atualmente, todas versões do modelo contam com transmissão automática de dupla embreagem, com seis marchas. Futuramente, uma versão manual pode aparecer.
No VW Nivus, a potência do conjunto 200 TSI é de 128 cv com etanol, e 116 cv com gasolina (uma perda considerável, inclusive). Em matéria de torque, o motor rende 20,4 mkgf. Assim, seu 0 a 100 km/h é de 10 segundos com etanol, e 10,5 segundos com gasolina.
Por fim, no Fiat Pulse o motor é o T200 (que equipa/equipará outros modelos da Stellantis), e é o mais potente do trio aqui disposto. São 130 cv com etanol, e 125 cv com gasolina. No torque, o número é de 20,4 mkgf, o mesmo valor do Nivus. Seu 0 a 100 km/h é de 9,4 s com etanol, e 9,7 s com gasolina.
Preços
O Renault Kardian, atualmente com três versões, tem os seguintes preços:
- Evolution: R$ 112.790
- Techno: R$ 122.990
- Première Edition: R$ 132.790
O Volkswagen Nivus tem apenas duas versões, cujos valores são:
- Conforline 200 TSI: R$ 132.390
- Highline 200 TSI: R$ 149.390
Já o Fiat Pulse oferece muitas versões, e aqui estão listadas todas elas:
- Drive 1.3 MT: R$ 102.990
- Drive 1.3 AT: R$ 110.990
- S-Design 1.3 AT: R$ 115.990
- Audace 1.0 turbo AT: R$ 118.990
- Impetus 1.0 turbo AT: R$ 131.990
- Abarth 1.3 turbo AT: R$ 149.990
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