Com estreia confirmada para o mercado brasileiro em 2024, as marcas Omoda e Jaecoo pertencem ao grupo chinês Chery. Ainda não há data da chegada divulgada, apenas programada para o primeiro semestre do ano que vem. A operação será conjunta, mas totalmente separada da Caoa, que comercializa os carros da Chery no País.
Assim como BYD e GWM, que estão fazendo sucesso por aqui, o objetivo da Omoda e da Jaecoo é oferecer carros híbridos e elétricos com preços agressivos para conquistar os consumidores. Até uma fábrica está nos planos das montadoras, assim como as conterrâneas. Entretanto, os SUVs das marcas serão mais baratos que BYD Song Plus e GWM Haval H6, já que também são menores.
De acordo com executivos das empresas, as linhas de produtos são complementares entre as duas marcas, por isso até as concessionárias serão unificadas. A Omoda, por exemplo, tem carros com design mais moderno, enquanto a Jaecoo faz SUVs mais tradicionais com estilo “quadradão”. Em alguns países, as fabricantes atuam de forma independente. A promessa é abrir 40 lojas no Brasil no ano que vem.
Quais carros da Omoda e da Jaecoo virão ao Brasil?
O primeiro a chegar será o Omoda 5 – também conhecido com C5 em outros mercados -, inicialmente na versão elétrica. Em seguida, desembarca o modelo com motorização híbrida leve. Os carros estão atualmente em fase de homologação no País.
A Omoda ainda não confirma o trem de força, mas no exterior o 5 EV tem motor elétrico dianteiro que rende 224 cv. Já a configuração a combustão combina motor 1.5 turbo com tecnologia híbrida leve que rende 156 cv aliado a um câmbio do tipo CVT.
Por fim, a Jaecoo não confirmou nenhum modelo para o mercado brasileiro por ora. O mais cotado, contudo, é o SUV 7. O modelo é equipado com motor 1.6, também híbrido leve, de 186 cv e câmbio automático de sete marchas. Suas medidas são semelhantes às do Omoda 5 – e bem próximas às do Jeep Compass, que deverá ser o principal rival da dupla.
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