O Brasil se tornou um Oásis para montadoras chinesas. Mas poucas já operam por aqui. Basicamente, temos BYD e GWM puxando as vendas de carros eletrificados. Isso promete mudar em breve com a chegada de novas marcas nativas do país oriental, como a Omoda Jaecoo. A desconhecida dupla da Chery embarcou nos últimos dias – em um navio – o primeiro lote de modelos para o Brasil. Um deles, o Omoda E5, que o Jornal do Carro acelerou.
Diferente de uma década atrás, os carros chineses atuais estão com mais personalidade. O visual já não copia descaradamente modelos conhecidos de marcas tradicionais. Além disso, o conteúdo embarcado está em outro nível tecnológico. É o que mostra o E5, que será responsável por apresentar a marca Omoda ao público brasileiro. Com tamanho próximo ao de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, o SUV é 100% elétrico e moderno.

O Omoda E5 deve chegar aos primeiros clientes no País até o meio do ano. A operação da Omoda Jaecoo vai ganhar tração a partir deste mês de março. Em fevereiro, a dupla nomeou mais de 30 grupos que atuarão como representantes da sua rede de concessionárias. As unidades serão distribuídas em 17 Estados e cerca de 40 cidades. No total, a empresa promete mais de 50 lojas personalizadas com a identidade das marcas do grupo Chery.
O JC conheceu os carros da Omoda Jaecoo há um ano. Mas o lançamento atrasou. Além do Omoda E5, as marcas vão vender no Brasil o SUV híbrido Jaecoo 7. Os modelos devem estrear juntos no País.
Omoda E5 é SUV elétrico sofisticado

Com 4,42 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, o Omoda E5 tem porte de Jeep Compass. A altura em relação ao solo é de 14,3 centímetros e o peso chega a 1,7 tonelada com a bateria e muitos equipamentos. Sob o capô, o E5 traz com um motor dianteiro elétrico que gera 204 cv de potência e 34,6 mkgf de torque máximo imediato. Assim, conforme a fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.
Além do bom desempenho, o SUV tem suspensão independente na dianteira e por braços múltiplos (Multilink) na traseira, bem como freios a discos nas quatro rodas. Já a lista de equipamentos é parruda e tecnológica. A bordo, por exemplo, destaque para as duas telas de 12,3″, uma para o quadro de instrumentos e outra para o multimídia. Mas há também Head-Up display, câmeras de visão 360º, seis airbags e rodas de liga leve de 18 polegadas.

Um ponto alto no SUV elétrico da Omoda é a quantidade de recursos eletrônicos disponíveis. Na unidade que recebemos na redação do Estadão, o E5 dispunha de diversos sistemas de condução semiautônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego, frenagem automática de emergência, aviso de saída de faixa com correção, entre outros. Ao mesmo tempo, o interior tem poucos botões e telas que exibem gráficos sofisticados.
Ao volante, E5 é ágil e silencioso
Neste primeiro contato, o Jornal do Carro recebeu uma unidade de testes com placa verde e ainda com ajustes a serem feitos. Por exemplo, houve alguns conflitos (bugs) com o espelhamento do iPhone via Apple Carplay. Num deles, o app Waze mostrava mapas em Árabe e desconfigurou a hora do celular. A tela central, aliás, tem muitos recursos e, de início, vai exigir tempo do motorista. A sensibilidade e resposta ao toque poderiam ser melhores.

Ao volante, o Omoda E5 mostrou ter qualidade. O SUV acelera rápido até os 100 km/h, o que torna ultrapassagens em estrada mais seguras. Além disso, embora seja um crossover, com suspensão mais alta, a carroceria do chinês tem formato favorável que ajuda na aerodinâmica. A frente, por exemplo, é bicuda e ajuda a “cortar o ar”. Por fim, a suspensão Multilink entrega ótima estabilidade em curvas e manobras em velocidade. Mas a direção é leve demais.
No trânsito, o Omoda E5 tem um rodar leve e bastante silencioso – afinal, é 100% elétrico. Além disso, oferece muitos recursos de segurança. A tela atrás do volante, por exemplo, mostra avatares do carro e dos demais veículos na via, como caminhões e motos. Há vários sensores e câmeras no entorno. Para o motorista, um diferencial é o Head-Up display, que facilita a leitura de velocidade e alertas. E a câmera de visão 360º torna qualquer manobra mais simples.

Já em relação à autonomia, a bateria de 61 kWh se mostrou suficiente para rodar na cidade. São 348 km de alcance com 100% da carga, e o sistema de recuperação de energia torna o SUV eficiente. O conjunto elétrico promete recarga rápida em eletropostos de corrente direta (DC). Em Wallbox, “completar” a bateria leva cerca de 6 horas.
Omoda E5 vale a espera?
O SUV elétrico da Omoda é moderno por fora e tecnológico por dentro. A unidade que aceleramos veio repleta de conteúdos, o que pode tornar o carro bastante competitivo principalmente contra modelos da BYD – em especial, Yuan Plus e Peugeot e-2008. Tudo vai depender do preço. Estimativas apontam que o E5 pode chegar na faixa de R$ 200 mil. A ver. O negócio vai depender também do avanço da rede. A princípio, a operação não envolve Caoa Chery e o grupo Caoa.
Em relação ao desempenho, o Omoda E5 confirmou algo que já sabemos há algum tempo: os chineses dominam atualmente as tecnologias de carros eletrificados. Com 204 cv de potência e um ótimo torque máximo, o SUV elétrico acelera forte e é confortável e eficiente no trânsito urbano. A bateria se mostrou durável e suficientemente robusta. Como produto, está pronto. Agora parece ser mais uma questão de lançamento da marca no País.

Quem é a Omoda Jaecoo
A dupla da Chery têm apenas dois anos de mercado. Mas já atua em mais de 40 países e, só nos primeiros 12 meses, vendeu cerca de 220 mil veículos. Ao todo, a Omoda Jaecoo tem 873 revendas e projeta inaugurar mais de 3.000 novos pontos nos próximos anos. O objetivo é alcançar 1,5 milhão de veículos comercializadas por ano a partir de 2030.
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PRÓS
SUV acelera rápido, é confortável e silencioso a bordo, além de tecnológico; SUV tem estilo próprio e capricha na lista de equipamentos
CONTRAS
Autonomia é boa para a cidade, mas curta para viagens; multimídia não estava em português brasileiro e apresentou “bugs”
FICHA TÉCNICA

Omoda E5
Motor: elétrico, dianteiro
Potência: 204 cv
Torque: 34,6 mkgf
Câmbio: Automático; tração dianteira
Bateria: 61 kWh
Autonomia da bateria: 348 km
Comprimento: 4,42 metros
Largura: 1,83 metros
Altura: 1,59 metros
Entre-eixos: 2,63 metros
Peso (ordem de marcha): 1.710 kg
Volume do porta-malas: 378 litros
Aceleração 0-100 km/h: 7,8 segundos
Velocidade máxima: Não divulgado
Preço estimado: R$ 200.000