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Conhecemos os SUVs da Omoda e Jaecoo que vêm ao Brasil; confira
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Conhecemos os SUVs da Omoda e Jaecoo que vêm ao Brasil; confira

Omoda E5 elétrico será o primeiro carro das marcas a estrear no País em agosto; já os Jaecoo chegam entre o fim de 2024 e o início de 2025

Thais Villaça, de Wuhu (China)

08 de mai, 2024 · 9 minutos de leitura.

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Omoda E5
Omoda E5 será o primeiro carro da marca a desembarcar no Brasil
Crédito:Thais Villaça/Estadão

Prestes a começar a operar no Brasil, no início do segundo semestre deste ano, a Omoda | Jaecoo inclui duas marcas de carros diferentes, mas terá operação única. Ou seja, as concessionárias serão conjuntas e terão os modelos de ambas. A justificativa, de acordo com executivos da empresa, é que as marcas se complementam, sendo a Omoda com uma pegada mais urbana e a Jaecoo de estilo mais aventureiro, mas sem abrir mão do luxo – um conceito parecido com o da Land Rover, por exemplo.



Por ora, apenas três carros estão confirmados para o Brasil: o Omoda 5 – na versão elétrica E5 e com conjunto híbrido leve – e os Jaecoo 7 e 8. Em viagem à China para conhecer um pouco mais sobre a futura operação da empresa por aqui, tivemos a oportunidade de ver de perto os três carros e dar uma voltinha. Voltinha mesmo, já que se tratava de um curto traçado delimitado por cones dentro de um parque temático infantil na cidade de Wuhu, a sede da Chery – que é a dona das duas marcas.

Também tivemos a oportunidade de dirigir o Jaecoo 6, um jipinho elétrico bem interessante, mas que ainda não tem o passaporte carimbado para o mercado brasileiro. Tendo em vista a meta da O&J de lançar de 8 a 10 carros no País, as chances de termos o modelo por aqui aumentam. Mas a decisão vai depender dos concessionários. Além disso, pudemos acompanhar a estreia mundial do Omoda 7 – esse, sim, com possibilidade mais concreta de desembarcar por aqui.

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Omoda E5
Thais Villaça/Estadão

Como é o elétrico Omoda E5

Antes de mais nada, é importante dizer que quase não há informações técnicas disponíveis sobre os carros. Ao menos os dados das versões que estarão disponíveis no Brasil, uma vez que elas ainda passarão por homologação. Existem algumas possibilidades no catálogo, é claro, mas nada foi confirmado. Por exemplo, os Jaecoo 7 e 8 que dirigimos são híbridos plug-in, mas aqui podem receber motorização somente combustão. Tudo ainda está sendo estudado para oferecer as melhores opções para o nosso mercado.

Como está mais próximo de estrear, o Omoda E5 é o único que tem ficha técnica praticamente pronta, mas que ainda pode receber mudanças. De acordo com informações da marca, até o momento o SUV terá motor elétrico de 204 cv de potência e 34,7 mkgf de torque. Em breve, vamos dirigir o modelo pelas ruas brasileiras e teremos vídeo no canal, aguarde!


Mas o que podemos dizer nesse primeiro contato, que foi apenas uma aceleração em pista fechada, é que o desempenho impressiona nesse quesito, graças ao bom torque para um carro de suas proporções mais compactas. Resta saber como ficarão os ajustes de direção e suspensão para as nossas ruas esburacadas.

Jaecoo 7
Thais Villaça/Estadão

Jaecoo 7 será o primeiro SUV da marca

O Jaecoo 7 foi o modelo seguinte da nossa lista, que será o primeiro carro da marca a chegar no Brasil, entre outubro e novembro deste ano. Dirigimos a versão híbrida plug-in, que tem opções de trem de força com mais de 300 cv de potência combinada com motor que poder ser 1.5 turbo de 156 cv ou 1.6 turbo de 197 cv atrelados a um elétrico, mas ainda não sabemos o que virá para cá. Inclusive, existe a possibilidade de o carro receber somente o motor a combustão.


Nesse breve contato, deu para perceber que o modelo tem um comportamento mais equilibrado, sem grandes arroubos de ousadia. Mas seu design impressiona de perto e o acabamento interno é de alta qualidade, com destaque para a enorme tela vertical da central multimídia que mais parece um tablet. Nas medidas, tem 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,67 m de entre-eixos.

Jaecoo 8
Thais Villaça/Estadão

O irmão maior Jaecoo 8

Em seguida, foi a vez de dar uma voltinha com o Jaecoo 8, o SUV maior e mais luxuoso da gama, também na versão híbrida plug-in – e, mais uma vez, sem dados para o mercado brasileiro. O SUV tem 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,71 m de altura e 2,82 m na distância entre os eixos. Ou seja, é bem maior que o “irmão”, por isso tem até versões de seis lugares. Em alguns países, foi anunciado com motor 2.0 turbo sem auxílio de eletrificação, mas segundo rumores pode ter até configurações híbridas com mais de 600 cv.


Independentemente da potência oculta do carro que conhecemos, esse grandalhão não faz feio na hora de acelerar. Foi possível perceber, inclusive, que no momento da arrancada, a carroceria “senta” na traseira e a frente empina, graças ao alto torque também desconhecido. Por dentro, diferentemente do 7, o 8 tem uma tela única que une painel de instrumentos e central multimídia, além de ser bastante refinado.

Jaecoo 6
Thais Villaça/Estadão

Jaecoo 6: vem ou não vem?

Por fim, um dos carros que mais chamou a atenção entre os lançamentos foi o Jaecoo 6, um jipinho elétrico quadradinho que nada mais é um rebrand do Chery iCar 03. Ele pode ter motor dianteiro de 184 cv ou um motor em cada eixo para entregar 279 cv, tendo assim tração integral. Apesar de parecer compacto ao lado dos irmãos, tem porte de SUV médio. Mede 4,40 m de comprimento (o mesmo que um Jeep Compass, por exemplo), 1,91 m de largura, 1,71 m de altura e 2,71 m de entre-eixos.


É bem gostoso de dirigir, ágil e tem sua identidade própria dentro da marca, mesmo tendo um gêmeo na matriz. Sua vinda ao Brasil ainda não é certa, mas a torcida é grande. Lembrando que todos os carros da O&J ainda não têm preços divulgados. Mas a empresa promete ser bem competitiva no Brasil, algo fundamental para o sucesso de uma marca nova por aqui – vide as também chinesas BYD e GWM, que vêm incomodando as marcas tradicionais. A conferir.

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