Já dá para dizer que a disputa entre Chevrolet Onix e Hyundai HB20 se tornou um clássico dos últimos sete anos. Líderes de mercado, com a primeira e segunda posição, respectivamente, os modelos foram lançados quase que simultaneamente em 2012.
Agora, eles fazem o mesmo jogo ao lançar suas segundas gerações e mostram que sabem bem o que o rival tem e onde apelar por novidades na tentativa de conquistar o consumidor. Faremos aqui um raio-x entre as versões hatch, que devem continuar na dianteira de emplacamentos de carros no País, usando as versões de topo de Onix, a Premiere, e do HB20, Diamond Plus.
Chevrolet Onix 2020:
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
- Novo sedã da Chevrolet pega fogo em pátio no RS; veja vídeo
- Veja os preços e equipamentos do novo Hyundai HB20 2020
Início de Vendas
A GM optou por lançar e começar a vender o Onix Plus, sucessor do Prisma, antes, em outubro. O hatch chegará às lojas em novembro. Já a Hyundai resolveu fazer o contrário. Em outubro inicia as vendas do hatch e, um mês depois, o sedã. Uma diferença extra entre os rivais é que a Hyundai já mostrou a versão aventureira, X, que chegará às lojas em dezembro, enquanto a GM ainda não se manifestou sobre o retorno dessa opção.
Então, se você estiver realmente interessado em um hatch, a Hyundai está mais disposta a ter você como cliente antes. Mas se o seu maior interesse for um sedã, a GM quer você nas lojas deles antes.
Dimensões
O Onix hatch tem 3,93 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 de entre-eixos. Já o HB20 tem 3,94 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. Ou seja, são parelhos de comprimento, largura e altura, mas o Onix é melhor de entre-eixos.
O porta-malas do Onix tem 280 litros declarados pela GM, contra os 300 litros do HB20 informados pelo Hyundai. Em termos de tanque de combustível, melhor para o HB20, que oferece 50 litros, contra 44 litros do Onix. O peso do Onix é de 1.100 kg, enquanto que o do HB20 é de 1.091 kg.
Motores
Tanto Onix quanto HB20 ganharam novos motores. Os dois contam com um três cilindros, 12 válvulas, turbo e flexível, nas versões de topo. O do Onix rende 116 cv a 5.500 rpm e até 16,8 mkgf a 2.000 rpm. No Hyundai, o novo propulsor gera 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 mkgf a 1.500 rpm.
Na parte debaixo da tabela de motores, ambos têm as versões aspiradas dos mesmos propulsores. O do Onix entrega até 82 cv a 6.400 rpm e 10,6 mkgf a 5.200 rpm. Já o do HB20 joga 80 cv a 6.000 rpm e 10,2 mkgf a 4.500 rpm para as rodas.
Transmissões
Tanto Onix quando HB20 trazem associados a seus motores 1.0 turbo flexível uma transmissão automática de seis velocidades. Nas versões mais básicas, com o motor aspirado, o Onix traz um manual também de seis, que já estava disponível na antiga geração, enquanto que a Hyundai optou por um manual de cinco velocidades.
Consumo e Desempenho
Para a versão de topo do hatch com motor 1.0 turbo, a Hyundai divulga 10,3 km/l com etanol na estrada e 8,6 km/l na cidade. Já a GM declara 10,9 km/l em ciclo rodoviário e 8,6 km/l em ciclo urbano, também com combustível derivado da cana-de-açúcar. No caso, por pouco, ponto para o Onix. A GM divulga que o Onix é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h com o novo conjunto em 9,7 segundos. Já o HB20 cumpre o mesmo prazo de aceleração em 10,7 segundos. De novo, deu Onix.
Equipamentos
De série, em todas as versões, o Onix traz seis air bags, controles de tração e estabilidade, entradas USB para os passageiros da dianteira e da traseira, além de assistente de partida em rampa. O HB20 oferece apenas dois air bags, não traz controles de tração e estabilidade ou sequer assistente de partida em rampa.
Na versão de topo, o Onix vai com rodas de 16 polegadas, carregador de celular por indução, faróis com acendimento automático, câmera de ré, Wi-Fi, controle de velocidade, partida por botão com chave presencial, lanternas de LEDs, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento, entre outros.
Já o HB20 só traz controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa em versões mais caras. Mesmo na versão de topo, Diamond Plus, o HB20 só pode oferecer quatro air bags. E há ainda câmera de ré, controle de velocidade (que não existia na geração anterior), sensor de obstáculos traseiro, ar-condicionado digital e partida por botão com chave presencial. Exclusividade do HB20 em relação ao Onix é a frenagem automática de emergência.
Preços de Onix e HB20
O Onix tem preços entre R$ 48.490 e 72.990 para o hatch. São seis versões, algumas com pacotes de opcionais: 1.0 LT (R$ 51.590 a R$ 54.625), Turbo (R$ 55.590), LT Turbo (R$ 57.590 a R$ 62.890), LTZ Turbo (R$ 60.990 a R$ 66.290) e Premier Turbo (R$ 69.990 a R$ 72.990).
O Hyundai HB20 tem tabela de R$ 46.490 a R$ 77.990. São dez versões, a Sense 1.0, Vision 1.0 (R$ 48.990), Vision Bluemedia 1.0 (R$ 50.490), Evolution 1.0 (R$ 53.790), Vision 1.6 MT R$ 57.990, Vision 1.6 AT (R$ 62.790), Launch Edition 1.6 AT (R$ 69.990), Evolution 1.0 Turbo AT (R$ 67.190), Diamond 1.0 Turbo AT (R$ 73.590), Diamond Plus 1.0 Turbo AT (R$ 77.990).
Com isso, a versão de entrada do Hyundai HB20 tem vantagem no preço, mas perde na versão de topo, que fica R$ 5 mil mais cara que a do Onix.
Hyundai HB20 2020:
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança