Pode ser que preto e prata continuem entre as preferências nacionais quando se fala em cores de carro, mas novas opções parecem estar conquistando cada vez mais espaço no coraçãozinho dos consumidores. Por isso a Chevrolet quer aproveitar essa onda colorida para apresentar quatro novas tonalidades para os modelos Onix, Tracker e Montana.
A primeira delas será o Azul Boreal, que será a cor de lançamento da nova Spin, que estreia em março. É a mesma que aparece nas primeiras imagens da minivan reestilizada divulgadas pela montadora. Tracker e Montana também poderão receber essa opção de pintura. Contudo, os outros três tons que farão parte da cartela ainda são um mistério. De acordo com a Chevrolet, as cores inéditas farão sua estreia na linha 2025 dos modelos e serão reveladas junto com os próximos lançamentos da marca.
“Todo lançamento da Chevrolet costuma trazer sempre uma cor distinta, capaz de evidenciar o caráter do veículo, ressaltar os elementos do design e marcar o momento. São aproximadamente três anos trabalhando para definir a paleta de cores ideal para um modelo, pois a preferência do consumidor está sempre mudando de direção. A moda, a arte e a arquitetura, tudo acaba influenciando”, explica Alexandre Ameri, gerente de design da GM América do Sul.
Estudo de cores
A montadora fez ainda um estudo sobre a preferência das tonalidades entre os consumidores na hora de comprar um carro novo. Houve um crescimento da procura por cores mais vivas, conforme a pesquisa.
Azul, vermelho e verde representam hoje 14% das vendas da linha Chevrolet no Brasil, 3 pontos percentuais a mais se comparado a 2019, por exemplo. O grande responsável por essa virada de chave é o compacto Onix, tanto na carroceria hatch quanto na sedã. Ao todo, a marca tem 18 cores no catálogo – mas nem todas elas para a linha completa. Cada modelo tem aproximadamente meia dúzia de opções de pintura, entre sólida, metálica e até perolizada.
A cor do ano
Embora já tenha sido rechaçado – especialmente em São Paulo, quando virou cor oficial dos táxis (e isso já faz quase 30 anos…) – hoje o branco é o queridinho dos consumidores. Há alguns anos, ocupa a primeira posição na preferência de quem vai comprar um zero km, no Brasil e no mundo. Na linha da Chevrolet, as vendas de carros brancos representam 35%, mais que a tendência mundial, já que a tonalidade registrou 26,2% de market share global em 2023.
Entretanto, estudos mais recentes de empresas especializadas em tintas automotivas apontam para novas tendências no futuro. De acordo com relatório da alemã Basf, outras tonalidades vêm ganhando espaço, e cada região tem suas preferências. Os tons pastéis estão em alta em muitos países, inclusive. Para as Américas, por exemplo, a aposta é em cores mais vivas, como amarelo e verde.
Já a norte-americana Axalta elege há 10 anos, por meio de uma equipe de especialistas, a Cor Automotiva Global. Em 2024, a escolhida foi a inédita Starry Night, que na tradução literal significa “noite estrelada”. Ou seja, é um tom de preto com flocos azuis claros e prateados que, segundo a empresa, “evoca a expansão do espaço”.
“Starry Night é uma representação única, onde o preto se torna brilhante e distinto. Essa tonalidade, cósmica e clássica ao mesmo tempo, reflete sempre o toque de inovação da Axalta”, diz Dan Benton, diretor global de marketing de cores da companhia.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!