Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o aumento dos preços dos carros 0km se tornou mais frequente e mais vertiginoso. As fabricantes, por sua vez, justificam no alto valor de insumos, como aço, além de componentes eletrônicos e da alta cambial. Para tentar facilitar a vida quem quer um carro novo se, gastar tanto, separamos os 10 carros com câmbio automático com os preços mais competitivos do mercado.
10º Hyundai HB20S Vision – R$ 77.490
O sedã concorrente direto do Onix Plus e o Cronos oferece o motor 1.6 Gamma flexível aspirado de quatro cilindros. Ele desenvolve até 130 cv a 6.000 rpm e 16,5 mkfg a 4.500 rpm acoplado ao câmbio automático de seis marchas
Dentre algumas novidades, a linha 2021 recebe central multimídia com tela sensível ao toque de 8″ com Apple CarPlay e Android Auto, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, limitador de velocidade e apoio de braço para o motorista.
9° Fiat Cronos 1.8 Drive – R$ 76.870
Intermediária, a versão 1.8 Drive oferece o câmbio automático de seis marchas, que por sua vez, é acoplado ao motor E.torQ Evo 1.8 de 16V que rende até 139 cv e 19,3 mkfg.
Essa versão vem recheada de itens como luzes diurnas em LED, rodas de liga leve aro 16″, faróis de neblina, sensor de estacionamento, airbag duplo, fixação ISOFIX, sistema multimídia com tela de 7″, câmera de ré, reconhecimento de voz e USB para o banco traseiro.
No entanto, o atual câmbio automático está com os dias contados. A Fiat deve lançar ainda neste ano o novo conjunto de motores 1.0 turbo e 1.3 turbo que trabalharão em conjunto com o novo câmbio CVT.
8º Hyundai HB20X – R$ R$ 75.490
O aventureiro urbano da Hyundai também é equipado pelo motor 1.6 Gamma flexível aspirado de quatro cilindros. Ele gera até 130 cv a 6.000 rpm e 16,5 mkfg a 4.500 rpm. Assim, o câmbio é automático de seis marchas.
Essa configuração adota airbag frontal duplo, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência e fixação ISOFIX. Há também central multimídia de 8″, faróis com máscara negra, lanternas Black Bezel e faróis de neblina dianteira com projetor.
7º Volkswagen Voyage 1.6 MPI – R$ 73.190
Com o intuito de oferecer transmissão automática ao sedã de entrada da Volkswgen, essa versão dispõe do motor 1.6 16V MSI de quatro cilindros que desenvolve até 120 cv e 16,8 mkfg. O câmbio é automático de seis velocidades.
Com uma lista mais enxuta, ele dispõe de airbags frontais, faróis de neblina, lanternas traseiras escurecidas, fixação isofix, alerta de frenagem de emergência, aviso sonoro de faróis acesos e suporte para celular.
6º Volkswagen Polo 1.6 MSI e HB20 Vision 1.6 – R$ 72.590
Já que o Polo automático custa tanto quanto o HB20 Vision, nada mais justo que colocá-los na mesma posição.
Enquanto o hatch alemão é equipado com o 1.6 MSI 16V com 117 cv e 16,5 mkfg, o HB20 utiliza o motor 1.6 Gamma aspirado de quatro cilindros que desenvolve até 130 cv e 16,5 mkfg.
Ainda que desatualizado das novas tecnologias, o Polo oferece oferece airbags frontais e laterais, vidros elétricos dianteiros e traseiros, central multimídia com emparelhamento para Apple CarPlay e Android Auto, bem como rodas de aço de 15 polegadas com calotas e faróis duplos.
Por certo, o HB20 vem com mais recursos que seu concorrente. Entram na lista controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, central multimídia de 8″ com Android Auto, Apple CarPlay e reconhecimento de voz, airbags frontais e sistetma isofix, por exemplo. Além disso, ele recebe piloto automático e limitador de velocidade.
5° Toyota Etios X Plus – R$ 71.390
Embora o hatch esteja se preparando para a aposentadoria, ele ainda segue como um compacto com um dos preços mais competitivos do mercado. Na troca de linha, a Toyota deixou o motor 1.3 aspirado para trás, e então, somente uma versão com câmbio automático. Estamos falando do trem de força Dual VVT-i 1.5 16V de 107 cv acoplado a um câmbio automático de 4 velocidades.
Dentre os atrativos, o Etios adota controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sistema Isofix, controle de velocidade de cruzeiro assim como, painel digital e central multimídia com tela de 7″ com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
4° Volkswagen Gol 1.6 MPI – R$ 68.490
O carro chefe de vendas da Volkswagen disponibiliza o câmbio automático de seis marchas no versão topo de linha 1.6 MPI. Semelhante ao Voyage, o motor 1.6 aspirado desenvolve 120 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.
De série, ele se beneficia por exemplo, do sistema de partida a frio sem reservatório adicional, alerta de frenagem de emergência, distribuição eletrônica de frenagem e rodas de aço aro 15″ com calotas “Gabro.
3° Onix Plus 1.0 Turbo: R$ 68.390
Com novidades como uma nova versão de visual esportivo, o terceiro carro mais vendido do Brasil se mantém no ranking oferecendo um dos carros automáticos mais acessível do mercado. A variante é dotada do motor 1.0 turbo de 116 cv de potência e 16,8 mkfg de torque associado ao câmbio automático de seis marchas.
O sedã vem com seis airbags, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 8″ com Apple CarPlay e Android Auto, assistência de frenagem de emergência, controle eletrônico de estabilidade e tração, bem como descansa braço para o motorista.
2° Toyota Etios Sedan X – R$ 68.240
Na segunda posição está a variante sedã do Etios, cuja repete o motor do hatch, o 1.5 L 16 V Dual VVT-i Flex de 107 cv acoplado ao câmbio automático de 4 marchas.
O modelo que corre o risco de ser descontinuado para dar lugar ao Corolla Cross adota, por exemplo, controle de estabilidade e tração, assistente de rampas e painel digital Smart Screen. Todavia, a central multimídia que é de série na configuração sedã, se torna opcional para versão de três volumes.
1º Chevrolet Onix 1.0 Turbo – R$ 65.390
O campeão invicto de vendas também é o modelo com transmissão automática de preço mais competitivo do mercado. Essa configuração utiliza motor 1.0 Ecotec turbo de 116 cv e 16,8 kgfm junto ao câmbio automático de seis velocidades.
Assim como a variante equivalente do Onix Plus, o hatch acompanha seis airbags, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 8″ com Apple CarPlay e Android Auto, assistência de frenagem de emergência, controle eletrônico de estabilidade e tração, bem como descansa-braço.