A transformação dos carros atuais para veículos autônomos está gerando uma série de questionamentos em relação ao futuro dos carros. Alguns itens podem perder a função principal de hoje e, com isso, as marcas precisam pensar no que fazer com esses componentes. E nesse movimento surgiu o conceito Hyundai Mobis.
A Hyundai está pensando nisso e apresentou uma proposta de transformar a função do para-brisa nos futuros carros 100% autônomos. Se não existirá mais condutor, não há mais necessidade de ficar de olho na área externa, assim a marca transformaria o componente em uma tela para exibição de filmes ou programas.
A ideia estará no conceito Hyundai Mobis. Ele será a atração da Consumer Eletronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre em Las Vegas, Estados Unidos, de 8 a 11 de janeiro.
Como funciona
+ Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
+ Hyundai Palisade é novo SUV de oito lugares da marca
Hyundai Mobis é controlado por gestos
Se o condutor optar pela função manual, o para-brisa continua transparente. Caso opte por acionar a função de direção autônoma, o espaço pode ser transformado em uma tela que, além de filmes ou programas, pode projetar dados de condução do veículo.
Além disso, na função tela, o Hyundai Mobis abandonou os comandos sensíveis ao toque e adotou um por gestos. É um aumento da tecnologia que a Volkswagen colocou na central multimídia do Passat, por exemplo.
Para lidar com o humor dos passageiros, o Mobis terá uma câmera interna que será capaz de identificar as emoções e alterar o ambiente do veículo, incluindo a iluminação. Ele também poderá compartilhar seu humor/temperamento com os carros ao redor, como meio de evitar acidentes.