Com menos de três meses de mercado, o Peugeot 208 com motor 1.0 flex de origem Fiat já responde por 60% das vendas do hatch no País. O modelo estreou no fim de maio com preço inicial de R$ 72.990. Entretanto, logo depois subiu para R$ 76.990. Pois, agora, o compacto encerrou o período promocional e, assim, parte de R$ 79.990 na versão de entrada Like 1.0.
Nesse momento, você deve estar se perguntando: “Como alta, se o IPI baixou?”. De acordo com a assessoria de imprensa da fabricante, o modelo não sofreu aumento. Afinal “à época do lançamento foi anunciado que se tratava de preço especial para o primeiro lote“, disse a Peugeot ao Jornal do Carro.
Desse modo, a versão Style 1.0, que chegou por R$ 79.990, sai agora por R$ 83.990. As versões com motor 1.6 e câmbio automático, entretanto, não sofreram correções de valores. Dessa forma, os preços ficam assim: R$ 96.990 (Active 1.6) e R$ 99.990 (Allure 1.6).
Pela tabela disponibilizada pela fabricante – a mesma usada no e-commerce -, as configurações ano/modelo 2022 saem mais em conta. De acordo com o documento enviado ao JC, as variantes 1.6 Active, Allure e Griffe custam, respectivamente, R$ 89.990, R$ 97.990 e R$ 103.790.
Competitivo já desde a versão de entrada
O primo do aguardado Citroën C3 ganhou novo fôlego com a novidade. Agora, de acordo com números da Fenabrave, já aparece em quarto lugar na lista de hatches. Em julho, foram quase 3.000 emplacamentos. Assim, já responde por 10% do mix da categoria. Há exatamente um ano, o modelo – que vendia metade do número atual – vinha em 9º lugar, com 3% do mix.
Feito em El Palomar, na Argentina, o Peugeot 208 tem, nas versões de entrada, motor 1.0 Firefly flex de três cilindros e câmbio manual de cinco marchas. Trata-se do mesmo conjunto do Fiat Argo. Entretanto, no modelo da marca francesa recebeu nova calibração dos sistemas de admissão, refrigeração e escape, além de troca de chicotes. O objetivo, além de adaptar o motor à plataforma CMP, visou cumprir os limites de emissões do Proconve L7.
Assim, o Peugeot 208 1.0 flex gera 75 cv de potência máxima (77 cv no Argo). O torque máximo, portanto, fica em 10,7 mkgf a 3.250 rpm. De série, o concorrente de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e companhia oferece central multimídia de 10,3 polegadas com espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay. No mais, tem luzes diurnas de LEDs, de série.