Chegou o que faltava. O Peugeot 208, finalmente, ganhou motor 1.0 turboflex. Aliado ao câmbio CVT, o conjunto é velho conhecido na Stellantis, afinal, já equipa outros modelos do grupo, como os Fiat Pulse e Strada, por exemplo. Em três diferentes versões de acabamento, o hatch com o novo propulsor tem preços entre R$ 99.990 e R$ 114.990. Fora isso, a linha 2024 do hatch passou por reajustes de preços e, agora, parte de R$ 75.990. Confira a tabela abaixo:
- Like 1.0 MT: R$ 75.990
- Style 1.0 MT: R$ 86.990
- Active 1.6 AT: R$ 97.990
- Roadtrip 1.6 AT: R$ 102.990
- Allure Turbo CVT: R$ 99.990
- Style Turbo CVT: R$ 109.990
- Griffe Turbo CVT: R$ 114.990
As novas configurações do hatch (lançado no Brasil em outubro de 2020), chegaram para cercar todo o line-up do segmento. Assim, além do novo motor turbo – feito em Betim (MG) -, continua a oferecer as opções aspiradas com 1,0 litro e 1,6 litro. “Mantivemos as duas ofertas, afinal, há clientes e clientes. Preferimos esperar para ver como vai ser”, mencionou Rafael Filon, brand da Peugeot, durante a apresentação do modelo.
Teste em pista
Para avaliar o 208 turbo, a Peugeot convidou a imprensa para um test-drive na pista da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo. De acordo com a inscrição “Turbo 200”, o motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv gera 20,4 mkgf de torque máximo. Portanto, o “200” vem da medição Nm (Newton Metro). Potência e torque, aliás, são os maiores da categoria, deixando para trás Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo, por exemplo.
Tal força é entregue já aos 1.750 rpm. Na prática, o pico de força em rotações mais baixas prioriza o desempenho. Ou seja, o motor enche mais rápido e fica mais ágil em arrancadas e retomadas de velocidade. Acelera forte e ganha velocidade sem muito esforço. E faz curva como poucos!
A ressalva, aqui, é o casamento entre o motor e o câmbio CVT – fornecido pela Aisin. Ainda há certa dificuldade de entendimento entre ambos quando se pisa mais forte no pedal do acelerador. Quando se roda na “manha”, porém, a coisa melhora. A caixa – que tem software exclusivo – simula 7 marchas. Entretanto, as trocas sequenciais são possíveis apenas pela alavanca de câmbio. Assim, nada de aletas atrás do volante – que diminui a praticidade, principalmente em ambiente de pista, onde a agilidade é essencial.
Mecânica retrabalhada
O comportamento das suspensões do 208 turbo é ótimo. Confortável como necessário, mas sem perder a rigidez. Também recebeu ajustes exclusivos, bem como amortecedores e molas recalibradas, informa a Peugeot. E, na hora da frenagem, novas pinças estão no pacote.
Em números gerais, a princípio, o 208 turboflex tem aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos, com etanol no tanque. Ou seja, é mais rápido que o primo Fiat Pulse, já que o hatch é mais leve que o SUV. Ainda em dados, a velocidade máxima é de 206 km/h, independentemente do combustível presente no tanque (de 47 litros de capacidade).
Por falar em dados, a marca divulga consumo de até 13,6 km/l (com gasolina, na estrada). Com etanol, na cidade – a condição mais beberrona, diga-se -, não passa de 8,3 km/l. O carro pesa 1.177 quilos.
Visual praticamente igual
Geralmente, as fabricantes fazem alguma graça no visual dos modelos que ganham importantes (e esperadas mudanças) como é o caso do turbo para o 208. Mas a marca quis deixar claro que não vai mexer em time que está ganhando e, por isso, deixou o modelo exatamente igual. A única ressalva fica pelas rodas. Agora, com 17″ – pela primeira vez em um 208. E a ponteira do escape é cromada.
Por dentro do 208
Na cabine, o espaço é bom para quatro ocupantes (o quinto já se sente meio apertado pelos vizinhos). O entre-eixos tem 2,54 metros. No porta-malas, cabem 311 litros, informa a ficha técnica da marca francesa.
Destaque, ainda, para o formato i-cockpit do painel do modelo. O volante tem diâmetro menor e fica posicionado abaixo do quadro de instrumentos (digital). O acabamento do 208 é excelente. Tem plásticos, mas com qualidade e bem encaixados. As texturas são sensíveis ao toque e tem bancos com parte do acabamento de couro. Na lista, a versão avaliada (Style Turbo CVT) ainda tem faróis com iluminação full LEDs, câmera para estacionamento, pedais de alumínio, teto panorâmico e carregador de smartphone (só os mais modernos) por indução.
De série, as versões turbinadas têm central multimídia com tela de 10,3″ e espelhamento wireless com smartphones Android e Apple. Ademais, tem ar-condicionado automático e digital, direção elétrica e câmera de ré. De acordo com a Peugeot, a gama 208 tem preço fixo de revisões. O pacote com as três primeiras (10 mil a 30 mil km, ou 36 meses) saem por R$ 530.
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