Depois de pouco mais de um ano de sua apresentação na Europa, o Peugeot E-2008 de cara nova finalmente desembarca no Brasil. E a marca francesa resolveu mostrar a configuração elétrica antes mesmo da versão a combustão, que também está prestes a estrear. Assim, ambas as opções terão o mesmo visual, coisa que não acontecia anteriormente.
Isso porque o elétrico já era vendido em sua segunda geração por aqui desde 2022, ou seja, seu novo visual se trata apenas de uma reestilização. Diferentemente do modelo flex, que só agora muda de geração e virá da Argentina – antes era produzido em Porto Real (RJ). Já o E-2008 chegará com importação diretamente de Vigo, na Espanha.
O que muda no E-2008
Começando pelo design, o SUV elétrico será o responsável por introduzir a nova identidade visual da Peugeot no mercado brasileiro. O hatch 208, por exemplo, também vai ganhar traços semelhantes ainda neste ano. As principais mudanças, contudo, se concentram na dianteira, com a grade com efeito 3D e o novo logotipo da marca. Mas o que mais chama a atenção são as luzes diurnas, que agora remetem à garra do leão, com três faixas verticais – antes, tinham formato de dente de sabre. Na traseira, as lanternas ganharam novos elementos, que também lembram as três garras.
Na mecânica, o modelo traz motor dianteiro elétrico alimentado por uma bateria de maior capacidade, passando de 50 kWh para 54 kWh. Desse modo, o E-2008 ficou 22 cv mais potente, chegando aos 158 cv. Já o torque se mantém em 26,5 mkgf. Também houve uma evolução em relação à autonomia, que passou de 236 km para 261 km, conforme os padrões do Inmetro. De acordo com a Peugeot, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos (1 segundo mais rápido que o anterior) e atinge velocidade máxima de 150 km/h, limitada eletronicamente.
As medidas, por sua vez, permanecem as mesmas: são 4,30 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. O porta-malas tem 434 litros de capacidade. Por fim, há novas cores disponíveis no catálogo.
Interior e equipamentos
Disponível apenas na versão GT, o E-2008 muda pouco no interior se comparado ao antecessor. O acabamento tem tons escurecidos e detalhes que misturam plástico refinado, black piano e pespontos contrastantes. Os bancos são revestidos de couro e Alcantara e trazem nova padronagem. Como destaque, o painel de instrumentos digital de 10” tem efeito 3D e novas telas, o volante compacto ostenta o logo renovado da Peugeot e há luzes ambientes, que podem ser configuradas.
Na lista de equipamentos há teto panorâmico, seis airbags, carregador de celular por indução (que ficou três vezes mais potente, de acordo com a marca), câmeras 360º e central multimídia com tela de 10,3” e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto agora sem fio. Há ainda uma série de sistemas de auxílio à condução, como alertas de ponto cego e de colisão, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, detector de fadiga, reconhecimento de placas, auxílio de farol alto e assistente de permanência em faixa com correção.
Ao volante
Parece que as montadoras abriram a temporada dos test-drives relâmpago. Depois de dirigir o BYD Song Pro por 2 km, nosso percurso ao volante do E-2008 foi de pouco menos de 5 km. Mas vamos contar como foram as nossas primeiras impressões a bordo do SUV elétrico.
Embora a posição de dirigir seja bastante agradável por conta do volante pequeno e com boa pegada e do banco do motorista confortável, há um detalhe que incomoda no modelo. Dependendo de como você ajusta a altura da direção, atrapalha – e muito – a visualização do painel de instrumentos. Isso não é um problema exclusivo do E-2008, mas fica bem evidente nesse caso.
Ao rodar, entretanto, o carro é bem ajustado, com suspensão macia, mas sem ser muito mole, e o comportamento típico de um carro elétrico: arrancadas fortes, agilidade e desempenho bastante equilibrado. São três modos de condução: Normal, Sport e Eco, com ajuste simples para mudar entre um e outro. Só que a diferença de performance, ao menos no trânsito da cidade, é quase imperceptível. Apenas no Eco um certo atraso é sentido, mas nada que comprometa o comportamento do carro no geral. Quando fizermos o teste mais completo, vamos colocar essa característica à prova.
Se você chegou até aqui procurando o preço do novo E-2008, sinto informar que a Peugeot ainda não revelou essa informação. Os valores só estarão disponíveis durante o lançamento do carro, que deve acontecer nas próximas semanas.
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