A Ford prometeu focar em picapes e SUVs quando começou a descontinuar modelos como o Focus e o Fusion. E ela não mentiu. A empresa aproveitou uma convenção em sua sede global, em Dearborn (EUA), para mostrar a picape rival da Fiat Toro aos concessionários.
O modelo terá uma posição de entrada na gama da companhia, já que eles não têm mais uma picape compacta desde o fim da Courier. Ela ficará abaixo da Ranger. Durante a convenção, a empresa teria confirmado também a produção do modelo para a fábrica da Ford no México, em Hermosillo.
A descrição dos representantes que lá estavam é que o modelo tem estilo ‘quadradão’ como o novo Bronco, cujas fotos vazaram meses atrás. A ideia da nova picape seria, diferentemente da Toro, remeter mais à função e menos à forma. O formato foi descrito como algo que lembra as primeiras gerações da Ford Ranger, em desenho e dimensões.
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Inscreva-seConfirmação vem de 2019 e pode ressuscitar o nome Courier
No início de 2019, o então presidente da Ford, Jim Farley, já havia confirmado que a empresa faria tal produto, abaixo da Ranger e da F-150. Como a rival Fiat Toro, ela também será monobloco, ou seja, terá plataforma de carro de passeio.
No caso da picape da Ford, a plataforma será a C2, base da nova geração do Focus – que atualmente é vendido apenas na Europa. Do hatch médio devem vir também as opções de motor e câmbio da nova geração. O foco da nova picape, produzida no México, será, além da América do Sul, Austrália e África do Sul. São mercados nos quais o segmento de picape cresceu nos últimos anos e em que as médias fazem mais sucesso do que as grandes.
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Segundo o site Automotive News, há uma possibilidade ainda da Ford ressuscitar o nome Courier para esta picape. Em inglês, Courier significa ‘entregador’. Em 2016, a Ford registrou o nome para um novo produto no escritório de patentes dos Estados Unidos.
Se para outros mercados isso seria novidade, para o Brasil o nome é um velho conhecido. A picape compacta que a Ford vendeu por aqui entre 1998 e 2013, como rival da Fiat Strada e da Volkswagen Saveiro, usava este nome. Ela chegou a ser equipada com motores 1.6, 1.4 e 1.3 e foi vendida apenas com cabine simples. Com apenas uma geração, teve apenas reestilizações no passar dos anos.
Uma das principais vantagens e desvantagens do modelo – ao mesmo tempo – era a tampa da caçamba destacável. Isso permitia levar cargas maiores sem cobrir a placa, mas como não tinha trava, facilmente era roubada.