A Foton, marca de veículos que oferece caminhões também no Brasil, apresentou seu primeiro modelo híbrido. Batizado como Tunland V, trata-se de uma picape média, com porte parecido com a da Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton Sport e Toyota Hilux, por exemplo. Conforme a marca, um dos destaques é a autonomia, que chega a 900 km. A novidade estreia em mercados como Chile, Peru e Equador em 2024. Embora a empresa não confirme, ela pode ser vendida também aqui.
Segundo a Foton, a Tunland V une motor a combustão e outro elétrico que, juntos, geram torque de até 45,9 mkgf. Além disso, há sistemas como start&stop, que desliga e religa o motor automaticamente em paradas de semáforo, por exemplo. Bem como de recuperação de energia em frenagens. Como resultado, o modelo consome 10% menos combustível que um equivalente com motor apenas a combustão.
Picape da Fotom roda até 900 km com um tanque
De acordo com a Foton, a Tunland V é um modelo global. Assim, para atender as diferentes exigências de cada mercado, a picape tem sistemas elétricos e de alcance estendido. Ou seja, que inclui baterias com até 100 KW/h de capacidade. Portanto, o modelo pode rodar até 900 km com um tanque de combustível. Para melhorar a performance em trechos off-road, a novidade tem suspensão traseira Multilink.
Na lista de equipamentos, a Tunland V tem vários dispositivos de auxílio ao motorista. Como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente de permanência na faixa de rolagem. Com isso, a marca informa que o modelo tem nível 2,5 de direção autônoma. Da mesma forma, há seis air bags e sistema multimídia com comandos de voz e tela de 14,6 polegadas.
Cabe lembrar que o portfólio da Foton conta com dois outros lançamento recentes. Ou seja, a Tunland G7, em 2021, e a Tunland G9, no ano passado. De acordo com a marca chinesa, o objetivo é lançar um modelo por ano.
O Jornal do Carro tentou contato com a empresa para obter mais detalhes da picape. Bem como pedir outras fotos extras e saber sobre a possibilidade de venda no Brasil. Contudo, até o fechamento desta reportagem e Foton não havia respondido.