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Elétrico BYD e2 é maior que HB20 e Onix, e tem preço de R$ 75 mil
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Elétrico BYD e2 é maior que HB20 e Onix, e tem preço de R$ 75 mil

Antes disponível somente para taxistas, BYD e2 está disponível ao público geral na China com motor elétrico de 95 cv e autonomia de 405 km

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

11 de abr, 2023 · 4 minutos de leitura.

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BYD
Modelo tem iluminação por LEDs e ar-condicionado digital entre os itens de série
Crédito:BYD/Divulgação

A BYD começou a vender o hatch elétrico e2 para o público geral na China. O modelo já estava disponível no país desde 2019, mas apenas para taxistas. Nesta reestreia, o compacto recebeu atualizações no visual e chega posicionado entre o recém-lançado Seagull e o Dolphin, que tem previsão de lançamento neste ano no Brasil.

Com proposta familiar, o BYD e2 tem tamanho próximo ao de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, com preço na faixa de R$ 80 mil. Entretanto, o hatch chinês ganha nas medidas. É o caso, por exemplo, do comprimento. São 4,26 metros, enquanto o Onix tem 4,16 m, por exemplo. Ademais, o e2 tem 1,75 m de largura e 1,53 m de altura.



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No mercado chinês, o BYD e2 está disponível em duas versões de acabamento. O modelo de entrada tem tabela a partir de 102.800 yuan, o equivalente a R$ 75.900 na conversão direta e sem taxas. Já a topo de linha custa 109.800 yuan, ou seja, cerca de R$ 81 mil na cotação do dia. Sob o capô, o hatch conta com um motor elétrico de 95 cv e 18,3 mkgf de torque. Além disso, tem bateria de 43,2 kWh que fornece autonomia para até 405 km com a carga completa. 

BYD e2 elétrico
Divulgação/BYD

BYD e2 foi inspirado em outros modelos da marca

Em relação ao visual, o e2 lembra o Dolphin e o Yuan Plus – SUV que chegou ao mercado brasileiro no fim de 2022 com 458 km de alcance. A inspiração se concentra principalmente na dianteira, onde há uma barra preta que conecta os faróis. As entradas de ar no para-choques também lembram bastante o Yuan, mas o hatch tem visual menos robusto que o SUV. A traseira, por fim, traz o mesmo estilo com as lanternas unidas de ponta a ponta.


Divulgação/BYD

Por dentro, o destaque é o multimídia com tela flutuante e rotativa, que reúne a maioria dos comandos do carro. O volante é o mesmo do Yuan Plus. O modelo chama atenção também pelo quadro de instrumentos digital e pelo acabamento caprichado. No Brasil, pelo que custa na China, o BYD e2 seria opção para disputar com elétricos de entrada, como o Renault Kwid E-Tech e o Caoa Chery iCar. Porém, parece estar um patamar acima dos rivais.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.