Os veículos a diesel costumavam ser muito valorizados no mercado de usados, mas esse cenário está mudando. É o que aponta o levantamento feito pelo Mobiauto, plataforma digital de negócios e de compra e venda de carros. No recente estudo, os SUVs e picapes a diesel, que antes eram referência de robustez, baixo consumo e durabilidade, aparecem agora como os que tiveram a maior desvalorização entre os modelos seminovos.
Conforme o relatório, os veículos seminovos e usados a diesel tiveram uma desvalorização média de 15,16%, ou seja, bem mais que a depreciação geral dos usados, que foi de R$ 9,48% nos últimos 12 meses. Segundo a pesquisa, na comparação entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo período deste ano, os modelos com as maiores reduções de preço são estes:
- Toyota Hilux STD Power Pack 2.8 TDI CD 4×4 2022
De R$ 253.940,00 para R$ 180.007,37 (-29,11%) - Jeep Commander Overland 2.0 TD380 2023
De R$ 330.276,36 para R$ 247.784,15 (-24,98%) - Mitsubishi L200 Triton Sport 2.4 DID-H GLS 4WD 2021
De R$ 228.265,58 para R$ 172.627,22 (-24,37%) - Chevrolet S10 2.8 CTDi LS 4WD 2022
De R$ 198.639,67 para R$ 150.579,29 (-24,19%) - Fiat Toro Endurance 2.0 TDI 4×4 Aut 2022
De R$ 157.482,50 para R$ 123.983,46 (-21,27%)
Troller T4 é o usado a diesel mais valorizado
Em contrapartida, alguns modelos a diesel continuam em alta no mercado. É o caso, por exemplo, do Troller T4, que saiu de linha em 2021, após a Ford, então dona da Troller, fechar todas as fábricas no País. Pois o jipe 4×4 feito no Ceará praticamente não mudou de preço após deixar o mercado. Essa valorização também é vista na popular Fiat Toro e nos Toyota SW4 e Hilux, uma vez que os três lideram vendas em suas categorias.
- Troller T4 Connect 3.2 4X4 2021
De R$ 248.858,00 para R$ 241.191,97 (-3,08%) - Troller T4 3.2 4X4 2021
De R$ 251.519,00 para R$ 240.216,36 (-4,49%) - Fiat Toro Freedom 2.0 4WD 2022
De R$ 159.396,67 para R$ 151.259,74 (-5,10%) - Toyota SW4 Diamond 2.8 4X4 2022
De R$ 398.433,36 para R$ 369.816,67 (-7,18%) - Toyota Hilux SRX 2.8 TDI 4X4 2021
De R$ 280.739,46 para R$ 259.003,42 (-7,74%)
Preço do diesel impactou desvalorização
O aumento do preço do diesel em 2022 foi um dos principais fatores para essa desvalorização, segundo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto e um dos autores do estudo. “O diesel S10, que é amplamente usado por esses veículos, ultrapassou a barreira dos R$ 7,50 por litro há dois anos. Contudo, hoje o combustível está abaixo de R$ 6”, comenta.
De acordo com informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de abril de 2022 até o mesmo mês de 2023, os preços médios de revenda de veículos a diesel tiveram variações significativas no Brasil. O combustível do tipo S10 apresentou queda de 11,7% no valor, caindo de R$ 6,73 para R$ 5,94 por litro. Já o diesel S500 teve reajuste menor, com redução de 10,9% no preço, e passou de R$ 6,60 para R$ 5,88.
Ainda vale comprar um veículo a diesel?
Com o aumento dos dois tipos de óleo diesel ao longo dos últimos dois anos, os proprietários de SUVs e picapes foram forçados a vender seus veículos a valores abaixo da tabela: “O que acontece hoje é a cauda longa daquele fenômeno. Ou seja, criou-se o hábito de vender as picapes e os SUVs abaixo da tabela”, explica Castro Jr.
Entretanto, com a tendência de redução nos preços do diesel, a desvalorização acentuada desses automóveis não deve continuar. Aliás, a recomendação é evitar a venda desses carros neste momento. No 1º trimestre de 2023, quem adquiriu a Toyota Hilux na versão STD Power Pack, por exemplo, viu a picape perder quase R$ 74 mil de valor de mercado (-29,1%).
Os modelos analisados no levantamento da Mobiauto foram Chevrolet S10 (cabine simples e dupla), Fiat Toro, Ford Ranger, Jeep Renegade, Compass e Commander, Land Rover Discovery Sport, Mitsubishi L200 Triton Sport e Outdoor, Mitsubishi Pajero Sport, Nissan Frontier, RAM 2500 e 3500, Toyota Hilux (simples e dupla), SW4, Troller T4 e VW Amarok.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!