Divulgação/Continental

Pneus da Continental serão de plástico, borracha e casca de arroz

Até 2050, Continental promete oferecer apenas pneus feitos com materiais renováveis e recicláveis, sobretudo derivados de plantas

Por Jady Peroni 21 de fev, 2023 · 3m de leitura.

A corrida para neutralizar as emissões de carbono tem feito as marcas de carros apostarem em novos materiais. Portanto, o foco são os compostos renováveis. Esse movimento ocorre, também, com as marcas de componentes. A Continental, por exemplo, promete adorar cada vez mais matérias-primas sustentáveis em seus produtos. De acordo com a empresa, em 2050 todos os pneus da empresa serão feitos de materiais 100% recicláveis.

Um desses são as garrafas plásticas descartáveis. Segundo a empresa, com elas dá para fazer um fio específico de poliéster, que é utilizado na carcaça do pneu. Dessa forma, dependendo do tipo e do tamanho da peça, são necessárias de 9 a 15 garrafas. Além disso, elas também são uma alternativa mais eficiente de energia para a captura do poliéster.

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Até 2050, todos os pneus da empresa serão feitos de materiais recicláveis; Imagem: Continental

Conforme o Chefe de Sustentabilidade da Continental, Claus Petschick, o objetivo da empresa é atuar com novas tecnologias. “Isso abrange tudo. Ou seja, desde a origem e o fornecimento de materiais até a reutilização e reciclagem dos pneus”, explica.

Outros recursos

Nesse sentido, embora a borracha natural ainda seja essencial para a produção de pneus, isso está mudando. Segundo a Continental, já é possível agregar outros recursos complementares. Ou seja, a empresa aposta no uso de dente-de-leão, por exemplo. Conforme informações da fabricante, a planta também é fonte de borracha.

Atualmente, outro item que faz parte do processo de produção do pneu é a sílica. O mineral é abundante em areais e rochas, por exemplo. Sua função é melhorar a aderência e resistência. Como complemento há, por exemplo, óleos à base de plantas e as cascas que sobram do arroz. Conforme a Continental, esses materiais representam cerca de 15% a 20% da composição dos pneus. ”Estamos a caminho de nos tornar a fabricante mais progressista dos setor em termos de sustentabilidade”, diz Petschick.


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