Veículos comuns com versões de trabalho não são novidade no Brasil. Modelos como VW Gol Furgão e Fiat Uno Furgão já disputavam compradores desde a década de 1980, e hoje, a disputa continua. Comparamos o Volkswagen Polo Robust e seu mais recente rival, o Fiat Argo Endurance pelo posto de melhor modelo de trabalho do País.
Comparativo técnico: Desempenho e consumo
Se tempo é dinheiro, o desempenho é importante em um modelo de trabalho. E nesse quesito, o Fiat Argo Endurance leva a dianteira, por usar o mesmo motor 1.3 do modelo Trekking: até 107 cv e 13,7 mkgf de torque (Etanol), pareado ao câmbio manual de cinco marchas. Já no VW, o Polo usa o mesmo 1.0 MPI da linha Track: até 84 cv e 10,3 mkgf de torque(Etanol), e também câmbio manual de cinco marchas.
Quanto ao consumo, o VW Polo se destaca. O Robust tem tanque de 52 litros de capacidade, e faz 9,4 km/l na cidade, e 10,8 km/l na estrada com etanol; e 13,7 km/l e 15,2 km/l na cidade e na estrada, respectivamente, com gasolina. Já o Argo, com tanque de 48 litros, faz 9,1 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, os números na cidade e na estrada são de 12,6 km/l e 14,1 km/l, respectivamente, por exemplo.
Dimensões e espaço interno nas versões de trabalho
Se o assunto é porta-malas, os dois estão empatados com 300 litros de capacidade. Entretanto, as dimensões favorecem mais o VW Polo: 4,07 metros de comprimento, 1,75 metro de largura e 2,56 metros de entre-eixos. No Argo, são 3,99 metros de comprimento, 1,72 metro de largura e 2,52 metros de entre-eixos. Ambos os modelos têm suspensão elevada.
Itens de série: versões de trabalho são básicas
Em relação às versões “civis”, os modelos perderam alguns itens de série. Contudo, no Argo, há direção elétrica, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos. Entretanto, pode receber o Pack Tech, com central multimídia com tela de 7″, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina e porta USB, bem como outros acessórios, por exemplo.
Já no Polo há airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, sistema de fixação para cadeirinha infantil, freios ABS com EBD e, como mimos, ar-condicionado, vidros (dianteiros) com comando elétrico e direção elétrica.
Valores
Antes que se pense em valores, é importante dizer que tanto o Polo Robust quanto o Argo Endurance não são destinados ao público comum, pessoa física. Os modelos são exclusivos para venda direta, e por isso são destinados para trabalho. O VW Polo Robust custa R$ 89.990, e o Argo Endurance custa o mesmo, mas em seu lançamento custa R$ 79.990, mais os descontos para CNPJ e produtores rurais.
O Jornal do Carro também está no Instagram!