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VW Polo Robust: como é dirigir a versão feita para estradas ruins
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VW Polo Robust: como é dirigir a versão feita para estradas ruins

Com foco em produtores rurais, Polo Robust tem o mesmo conjunto do Polo Track, suspensão elevada e acessórios especiais; parte de R$ 81.253,90

Vagner Aquino, especial para o Estadão

08 de abr, 2024 · 6 minutos de leitura.

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Polo Robust
Modelo foi apresentado ao público durante a ExpoLondrina; não basta morar em território rural, a compra com desconto tem exigências
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Patrocinadora oficial dos festivais de música Rock in Rio e The Town, a Volkswagen, agora, também é a montadora oficial do Circuito Sertanejo – que se estende até novembro, em seis etapas. A primeira delas é a ExpoLondrina (no Paraná), que vai até o dia 14 de abril e virou palco para o chamado “Trio Agro”, composto pelas picapes Amarok e Saveiro, e pelo novo Polo Robust, que teve pré-vendas iniciadas há um mês. Os preços do hatch ficam em R$ 89.290, ou R$ 81.253,90 para produtores rurais e empresas.



A ideia da VW é, com o patrocínio ao Circuito Sertanejo, ficar ainda mais próxima do público consumidor, afinal, esse tipo de evento serve como vitrine, para exposição e experimentação dos carros da marca. Além disso, a Volks vai dar condições especiais de compra aos clientes, como descontos em consórcio e assinaturas, bem como bônus de R$ 1.500 no seguro de qualquer um dos modelos do “Trio Agro”. Durante a feira, por exemplo, o cliente pode comprar o Polo Robust e pagar a primeira parcela só depois de 120 dias.

Polo Robust
Modelo tem rodas de 15″ com calotas pretas (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

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Como é o Polo Robust?

O Polo Robust é baseado na versão de entrada Track. Desse modo, ambas utilizam o motor 1.0 aspirado de três cilindros e até 84 cv (com etanol no tanque) e câmbio manual de cinco marchas. O modelo, de tração dianteira, no entanto, tem suspensão elevada. A ideia é que seja voltado para o trabalho, com uso em ambiente fora de estrada, como pisos esburacados e chão de terra, por exemplo.

O novato tem, ainda, dois kits de acessórios, feitos para deixá-lo mais adequado à proposta de uso. Como sugere o próprio nome, no Kit Proteção há protetor da grade frontal, capas para banco em vinil e carpetes de borracha. Por fim, no outro pacote (Kit Full Agro), é possível contar com engate para reboque e tapete de borracha para o porta-malas.

Polo Robust
Modelo não tem rádio nem volante multifuncional (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Custo benefício

Muitos consumidores vão reclamar do preço, afinal, o carro sequer tem volante multifuncional e rádio, mas custa mais de R$ 80 mil – o que, de fato, seria impensável há alguns anos. Por outro lado, cabe ressaltar que, nos últimos tempos, as leis obrigaram os carros a serem mais equipados, o que encareceu o produto final. No hatch, tem airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, sistema de fixação para cadeirinha infantil, freios ABS com EBD e, como mimos, ar-condicionado, vidros (dianteiros) com comando elétrico e direção elétrica.

Inscrição “Robust” fica na tampa do porta-malas (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Na prática

Durante a ExpoLondrina, o Jornal do Carro conseguiu dar uma voltinha ao volante do Polo Robust. O comportamento é o mesmo do Polo Track, inclusive a vibração do motor, que gera modestos 10,3 mkgf de torque, com etanol no tanque.


Porém, a suspensão elevada – em 6,5 milímetros na frente e 10,5 mm atrás – deixa o carro mais valente. Ficou mais rígida, mas não chega a incomodar quem está a bordo. Outro lado bom, é que o conjunto elevado impede que o Polo Robust raspe a dianteira ou a traseira no solo. O câmbio manual de cinco marchas continua preciso, com engates justos e a mesma funcionalidade típica da Volkswagen. E mesmo voltado ao uso fora de estrada, o carro se comporta muito bem na cidade.

As entregas do Polo Robust acontecem ainda neste mês. Por isso, no que depender da Volkswagen, o hatch deve se manter no topo do pódio e, a exemplo do irmão Gol (retirado de linha em 2023), continuar como o carro mais vendido do Brasil. Cabe lembrar que o Polo já emplacou mais de 27 mil unidades no primeiro trimestre do ano e, assim, ultrapassou a Fiat Strada. É a primeira vez que o modelo de entrada da VW leva a medalha de ouro.

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Prós

  • Modelo tem suspensão elevada e, assim, encara melhor os trechos com piso irregular; versão Robust custa menos que a configuração de entrada para clientes PJ

Contras

  • Polo Robust é totalmente pelado, sequer oferece central multimídia ou sistema de som, mas passa de R$ 80 mil

Ficha Técnica

Volkswagen Polo Robust

Motor

1.0 MPI, 3 cil., 12V, flexível

Potência

77 cv (G) e 84 cv (E) a 6.450 rpm

Torque

9,6 mkgf (G) e 10,3 mkgf (E) a 3.000 rpm

Câmbio

Manual de cinco marchas; tração dianteira

Porta-malas

300 litros

Rodas e pneus

185/65 R15

Comprimento

4,07 m

Largura

1,75 m

Altura

1,47 m

Entre-eixos

2,56 m

Aceleração 0-100 km/h

13,4 s

Velocidade máxima

169 km/h

Preço

R$ 89.290 (R$ 81.253,90 para produtores rurais e empresas)

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