O Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos, foi palco para a revelação do Porsche 911 Dakar. Pela primeira vez, a marca vai oferecer um 911 com especificações de rally. A série terá apenas 2.500 unidades. A preparação para uso off-road incluí, por exemplo, nova função de ajuste da suspensão que eleva em 80 milímetros a altura em relação ao solo. Além disso, tem pneus todo-terreno e um pacote estético com visual de carro de competição.
Por enquanto, a Porsche não anunciou nem o preço, nem quando será o início das entregas. Mas espera-se que a pré-venda do 911 Dakar comece ainda este ano no Brasil, em dezembro. Nos EUA, o esportivo off-road custará cerca de US$ 220 mil – pouco mais de R$ 1,2 milhão na conversão direta. O 911 Dakar resgata a primeira vitória da marca alemã no Rally Paris-Dakar, em 1984. Na época, o cupê ganhou tração integral e foi o vencedor da prova.
A série limitada tem 50 milímetros a mais de altura livre do solo em relação ao 911 Carrera com suspensão esportiva. Como item de série, o sistema de elevação pode subir o carro em mais 30 mm. Desse modo, o cupê fica apto a encarar terrenos irregulares a velocidades de até 170 km/h. Acima disso, a suspensão volta automaticamente para a altura padrão.
Para complementar, o modelo usa pneus exclusivos Pirelli Scorpion All Terrain Plus, com diferentes medidas. As rodas têm 245/45 ZR 19, na dianteira, e 295/40 ZR 20, atrás. Por causa do uso de pneus todo-terreno, a velocidade máxima é limitada a 240 km/h.
Motorização
Para se mover, o 911 Dakar leva, sob a tampa traseira, o motor 3.0 seis cilindros biturbo de 480 cv. São 58,1 mkgf de torque máximo. Assim, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Ajuda na missão o câmbio automatizado PDK de 8 marchas. Para completar a mecânica, a Porsche usou peças de outros modelos da gama, como os sistemas de refrigeração do 911 Turbo S e de freios do Carrera S, por exemplo.
Com tração integral e eixo traseiro direcional, o Dakar tem, ainda, coxins vindos do 911 GT3, bem como sistema de estabilização anti-rolagem PDCC (Porsche Dynamic Chassi Control).
De olho no desempenho, a fabricante disponibiliza dois novos modos de condução, que são acionados por botão no volante. No modo Rallye, por exemplo, dá para encarar superfícies irregulares. Já no modo Off-Road, a altura livre do solo maior é ativada automaticamente. Ambos apresentam também o novo Rallye Launch Control, que permite aceleração extra em superfícies lisas e deslizamento das rodas de cerca de 20%.
Traje
O 911 Dakar pode vir com os opcionais bagageiro de teto (com faróis) ou barraca de teto, bem como barras de proteção anticapotamento, cintos de segurança de seis pontos e extintor de incêndio. Na parte estética estão: spoiler traseiro feito de plástico reforçado com fibra de carbono, alças de reboque de alumínio na dianteira e na traseira, caixas das rodas alargadas e, por fim, elementos de proteção de aço inoxidável nas saias dianteiras, traseiras e laterais.
O modelo oferece acabamento opcional com pintura em dois tons (branco e azul) e o cliente pode optar por um número de corrida entre 0 e 999. O 911 Dakar com o Pacote Rallye Design tem faixas em vermelho e dourado. Ademais, exibe a inscrição “Roughroads” (em menção ao uso off-road) nas portas. Por fim, os aros das rodas vêm pintados em branco e há uma faixa vermelha na lanterna traseira.
Por dentro, elementos revestidos em Race-Tex e em couro, costuras nas portas e bancos – estes, em formato concha. Não tem banco traseiro. De acordo com a fabricante, a leveza de componentes como vidros e bateria reduzem ainda mais o peso do carro. No total, tem 1.605 kg. Ou seja, só 10 kg a mais que o 911 Carrera 4 GTS com câmbio PDK.