O Porsche Cayenne chegou à linha 2024 repleto de novidades. O modelo ganhou uma lista mais recheada de equipamentos, bem como atualizações importantes no visual e na mecânica. Aqui no Brasil, são quatro versões – disponíveis nas carrocerias SUV e Coupé – que partem de R$ 690.000 e alcançam a faixa de R$ 1.385.000.
A convite da Porsche, o Jornal do Carro acelerou os novos Cayenne S e Turbo GT. Ou seja, as duas configurações com motor a combustão. Afinal, o SUV de luxo também conta com versões híbridas, que entraram em pré-venda (veja aqui).
No Porsche Cayenne 2024, o motor 2.9 V6 biturbo sai e cena e dá lugar a um 4.0 V8 biturbo. Na versão de entrada “S”, o novo motor gera 474 cv de potência (34 cv a mais) e 61,1 mkgf de torque máximo. Para demonstrar o desempenho do SUV, a Porsche ofereceu diferentes testes em pista, bem como uma experiência em ciclo urbano e um trajeto off-road.
Como é o Porsche Cayenne 2024 no off-road?
Claro que não será comum ver um Porsche Cayenne em percurso fora-de-estrada. Entretanto, o teste serviu para sentir a nova suspensão pneumática adaptável, bem como as tecnologias de auxílio ao motorista. No trajeto, o modelo encarou subidas e descidas íngremes, além de pistas com obstáculos e buracos. E as câmeras de visão 360° fizeram a diferença junto com os sensores. Além disso, em baixas velocidades, há uma função que mostra uma visão panorâmica do lado externo do carro. Ou seja, o motorista tem uma visão clara do que está acontecendo do lado de fora.
No geral, os testes não levaram o novo Cayenne ao extremo. A suspensão e os novos amortecedores de série apresentaram maior conforto mesmo em trechos mais exigentes, como, por exemplo, na chamada “caixa de ovos”, pista com buracos mais profundos em sequência. Aliás, com o modo de condução off-road, o carro fica mais alto. Dessa forma, foi relativamente “fácil” para o Cayenne encarar as provas, mesmo não sendo um jipe destinado à trilhas.
Novo Cayenne entrega seu melhor no asfalto
Seja como for, o asfalto é o terreno mais indicado ao Porsche Cayenne. Embora não seja um esportivo, como o icônico 911, o SUV mantém o padrão da fábrica de Stuttgart. Ou seja, mesmo o Cayenne S, em sua versão mais básica, acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 273 km/h. Portanto, essa foi a parte mais divertida dos testes.
Mesmo em alta velocidade, o Cayenne é sólido nas curvas e chama por mais velocidade. As retomadas impressionam graças ao torque robusto de mais de 60 mkgf. Além disso, a tração integral é crucial e melhora a oferta de força nas acelerações. Dessa forma, o SUV de luxo da Porsche, mesmo com dimensões avantajadas e sendo um tanto pesado, faz acelerações impressionantes com um controle dinâmico impecável na direção.
Ao todo, o modelo conta com 4 modos de condução. São eles: Normal, Off-road, Sport e Sport Plus. No último, o ajuste do Cayenne fica mais apimentado. As trocas de marcha são mais rápidas, o que torna as respostas ao pedal do acelerador ainda mais fortes. Para isso, o SUV usa um sistema de freios com pinças fixas de alumínio, 6 pistões na frente e 4 atrás. O conjunto é ligado a um câmbio automático de oito velocidades com trocas bem rápidas.
Também aceleramos o Cayenne S 2024 em trechos urbano e rodoviário, próximos ao circuito do Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu. No test drive, fomos até Águas de Lindóia, também no interior paulista. Ao todo, o trajeto durou cerca de duas horas e o Porsche Cayenne entregou elevado conforto a bordo, com potência exuberante nas ultrapassagens.
Cayenne Turbo GT é bruto
Já a versão topo de linha Turbo GT é outro departamento. O motor V8 gera 650 cv e 86,7 mkgf de torque máximo. Na pista, o SUV se revelou bem bruto. Com o motor mais potente, acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e chega a 305 km/h. Ou seja, há uma diferença clara entre as versões S e Turbo GT. Assim, o carro puxa notavelmente mais forte e tem retomadas impressionantes.
Além disso, a distância de frenagem é consideravelmente menor, já que o utilitário conta com sistema mais poderoso na configuração de topo de linha. Seja como for, na pista, o Cayenne Turbo GT é tão forte que exige atenção e habilidade do condutor.
Vida a bordo do Porsche Cayenne
Por dentro, o Cayenne 2024 tem muitas novidades em relação ao modelo anterior. O destaque são as três grandes telas de alta resolução no painel. A primeira exibe o quadro de instrumentos curvo e tem 12,6″. No centro, o multimídia de 12,3″ traz os principais comandos do carro, além de oferecer espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay. Por fim, a terceira tela serve ao passageiro e tem 10,9″. Esta é opcional, assim como o Head-Up display.
Dessa forma, a cabine do Porsche Cayenne 2024 ficou parecida com a do elétrico Taycan. Até mesmo a alavanca de câmbio foi deslocada para perto do volante. Ou seja, abriu espaço no console. Inclusive, um destaque no SUV é o amplo espaço, já que conta com um generoso entre-eixos de 2,89 metros. O porta-malas, por sua vez, acomoda 772 litros de capacidade. Além disso, a cabine tem excelente acabamento, bem como ótimo isolamento acústico.
No geral, o Cayenne S tem ampla lista de recursos que tornam a vida do motorista e dos passageiros mais prática. Em relação aos materiais, é um modelo premium. Por isso, poderia ter maior capricho nas costuras e trocar alguns materiais de plástico. Afinal, o preço parte de R$ 690 mil. Entretanto, o SUV topo de linha da Porsche moderniza o visual e a mecânica, e encanta com um desempenho pujante e um elevado padrão de conforto e qualidade construtiva.
Preços do Porsche Cayenne 2024
- Porsche Cayenne E-Hybrid: R$ 690.000 (R$ 720.000 na versão cupê)
- Cayenne S: R$ 810.000 (R$ 840.000 na versão cupê)
- Novo Cayenne Turbo E-Hybrid: R$ 1.135.000 (R$ 1.165.000 na versão cupê)
- Cayenne Turbo GT Coupé: R$ 1.385.000
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