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Hyundai Elantra reestilizado é lançado nos EUA e mira médios japoneses
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Hyundai Elantra reestilizado é lançado nos EUA e mira médios japoneses

Sedã médio da Hyundai ganha visual futurista e quer brigar pelo público da Honda, Toyota, Nissan e outras; versão N tem 276 cv de potência

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

06 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Elantra 2024 quer brigar com modelos médios japoneses
Crédito:Hyundai/Divulgação

Com um visual totalmente novo, e já apresentado ao mercado asiático no início do ano, o novo Hyundai Elantra desembarca nos Estados Unidos oficialmente. O modelo americano adota as mesmas novidades tecnológicas do modelo vindo da Ásia, bem como também o novo estilo, e tem a dura função de disputar mercado com nomes como Toyota Corolla e Honda Civic, por exemplo.

Na dianteira, finos faróis integrados à grade e também ao para-choque chamam a atenção, e possuem luzes diurnas. Assim, o conjunto, bem retilíneo, deixa a frente do Elantra, descrita pela marca como “nariz de tubarão”, bem agressiva. Contudo, na versão esportiva N, asa traseira, nova grade e rodas 19 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S fazem parte do pacote.



(Hyundai/Divulgação)

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Do lado de dentro, o Elantra 2024 apresenta uma nova tela no painel de instrumentos, com 4,2 polegadas nas versões básicas, por exemplo. Entretanto, a SEL utiliza um painel totalmente digital, com 10,25 polegadas. Além disso, a marca aprimorou os materiais usados no acabamento interno, com painéis de portas com textura macia ao toque, na dianteira.

Completando o pacote de novidades internas, também estão itens como tomada USB-C frontal, base para carregamento de celular por indução redesenhada, e duas entradas USB-C para os que viajam no banco de trás, por exemplo. Quanto à segurança, o modelo também oferece airbags laterais traseiros e lembrete do cinto de segurança para os ocupantes de trás.

No volante, está a função de assistência de manutenção de faixa, aviso de colisão de ponto-cego e também sistemas de alerta de colisão em fluxo cruzado, na traseira. Além disso, de série, estão disponíveis um hotspot Wi-Fi e seis alto-falantes, por exemplo.


Elantra tem opção de 1.6 Turbo com 276 cv em versão esportiva

Versão esportiva N usa motor 1.6 Turbo (Hyundai/Divulgação)

Para mover o novo Elantra, de baixo do capô está o motor 2.0 aspirado com 147 cv de potência. Há também a opção do 1.6 turbo, este com 201 cv ou mesmo 276 cv de força, este último já na versão esportiva N. Por fim, a versão híbrida do modelo utiliza um motor 1.6 aspirado junto de um propulsor elétrico, que combinados, geram a potência de 139 cv.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.