Gêmeos bivitelinos são gerados juntos, mas em óvulos diferentes. Por isso, podem não ter semelhança alguma na aparência. No caso de Cayenne Coupé e Q8, ambos têm a mesma genética, a plataforma MLB do grupo Volkswagen. Porém, foram criados em “óvulos” distintos. O Cayenne é “filho” da Porsche. O Q8 é herdeiro da Audi.
Os dois são SUVs com estilo de cupê, e concorrem entre si. Na disputa entre os mais recentes rivais desse segmento (há também o BMW X6 e o GLE Coupé), o Audi levou a melhor, mas o resultado não foi folgado.
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Cayenne Coupé e Q8: quem são?
Importados da Eslováquia (Audi) e Alemanha (Porsche), os modelos têm suas similaridades, mas também uma série de diferenças. O Audi parte de R$ 483.990, enquanto o Porsche inicia em R$ 459 mil. O Cayenne Coupé não tem versões, apenas opcionais. O Audi entra na disputa na versão Black, que traz acabamentos diferenciados e um sistema de som premium, que eleva o preço para R$ 515.990.
Os carros das fotos estavam cheios de opcionais, que estão disponíveis como pacotes ou sozinhos. O Audi bateu os R$ 594.390, com todos os itens à disposição, enquanto o Porsche chegou a R$ 555.485 com os itens adicionados, mas ainda há espaço para crescer o tamanho da fatura conforme o gosto do cliente.
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Itens de série e manutenção
De série, ambos têm oito air bags, controles de tração, estabilidade e assistente de partida e freio elétrico, entre outros. Há ainda itens comuns como faróis de LEDs, teto panorâmico e acionamento elétrico da tampa do porta-malas. Pelos R$ 515.990, o Audi oferece a mais sistema de câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo, rodas de 21 polegadas (no Porsche as de 20″ são de série), ar-condicionado de quatro zonas (são duas no Porsche). O Q8 tem ainda acesso e partida com chave presencial, enquanto no Cayenne a chave é presencial para a partida, mas exige o uso para o destravamento das portas pressionando o botão.
Em termos de manutenção e seguros, vantagem ligeira para o Porsche. Mas isso pode não incomodar quem já gastou mais de R$ 400 mil em um veículo de luxo. Em termos de consumo, empate técnico. Ambos são movidos a gasolina. Segundo o Conpet, o Q8 faz 6,6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, enquanto o Cayenne Coupé tem média de 6,7 km/l e 7,6 km/l, respectivamente.
Motores iguais, torque diferente
Sob o capô, ambos utilizam motor 3.0 V6 turbo. A potência também é a mesma: 340 cv. Porém, o que mais conta, na hora de tirar esses gigantes da imobilidade, é o torque. E aí a coisa muda. O Porsche oferece “só” 45,8 mkgf, contra os 50,9 mkgf do Audi. Segundo dados das marcas, o Q8 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, contra 6 s do Cayenne Coupé. A máxima é de 250 km/h no Audi e 243 km/h no Porsche.
Os motores são suficientes para empurrar os SUVs de mais de duas toneladas, mas não espere muita esportividade, como no caso de seus equivalentes equipados com propulsores V8. Ainda assim, reclamar de falta de desempenho não seria justo.
Q8 e Cayenne Coupé têm DNA diferentes
Com semelhanças e diferenças, é na hora da condução que se evidenciam as maiores diferenças entre Porsche e Audi. Enquanto a primeira mantém sua pegada de esportividade mesmo na hora de fazer um SUV, a segunda aposta cada vez mais na vanguarda da tecnologia.
No design, o Audi Q8 dá um banho no Porsche Cayenne Coupé. As linhas são modernas, futuristas e mesmo na cor escura das fotos o carro se destacava no trânsito. O Porsche é mais discreto.
Por dentro, o Porsche apela para a tradição com uma “chave falsa” do lado esquerdo para ligar o carro e no formato do painel de instrumentos, com o tacômetro centralizado. Ainda assim, utiliza painéis virtuais nos demais mostradores. O Audi, tem visual mais futurista e é mais prático de acessar funções. Há também mais porta-objetos.
O espaço para os ocupantes é bom para quatro adultos. O quinto ocupante tem que lidar com o túnel central, além da saída de ar-condicionado traseira em ambos. A queda do teto mais acentuada no Porsche também faz com que ele tenha menos espaço para a cabeça de passageiros com cerca de 1,8 metro no banco traseiro. No Audi isso não ocorre.
Os dois oferecem muito espaço para bagagens. São 625 litros no Porsche contra 605 litros no Audi, basicamente um empateali.
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Esportividade de Stuttgart fica evidente no Porsche
O “DNA” de competição da Porsche se mostra pelos modos de condução: normal, sport e sport plus. Ele traz ainda um botão no volante que aciona um “turbo temporário”. Basta apertar que o carro automaticamente entra no modo Sport Plus por 20 segundos. Já o Audi, com outra pegada, oferece o eco, normal e sport (dynamic), além de permitir a personalização dos ajustes de direção, resposta do acelerador e suspensão.
O ajuste de suspensão e a resposta da direção do Porsche deixam o Cayenne Coupé mais “afiado”. Já o Audi, mesmo no modo Dynamic, ainda fica longe da proposta de precisão cirúrgica do Porsche.
A suspensão do Porsche transita entre o firme e o duríssimo. A do Audi claramente quer oferecer, antes de tudo, conforto aos ocupantes.
Ambos utilizam o bom câmbio automático de oito velocidades com trocas rápidas e imperceptíveis. Além disso contam também com tração nas quatro rodas, que pode ser distribuída entre os eixos em caso de perda de tração.
OPINIÃO: o dia em que não achei um Porsche ideal
Bem, é quase uma unanimidade que Porsche são carros para quem gosta de dirigir. Porém, nesse comparativo, além do que mostram os carros, no meu gosto pessoal eu ficaria com o Audi, por incrível que pareça.
Um SUV esportivo é divertido, mas um carro “só” esportivo (leia-se 911) ou uma perua esportiva com o DNA Porsche seriam mais. No frigir dos ovos, algumas comodidades extras, o ar tecnológico do Audi e ainda assim uma pequena “pimenta” quando eu quiser fazem um pacote mais afável para todo dia.
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PRÓS E CONTRAS
Audi Q8
Prós: equipamentos. Lista de equipamentos do Q8 Black é maior que a do Porsche, para tentar justificar o valor superior ao rival.
Contras: preço. O valor é mais salgado na versão Black, cerca de R$ 25 mil, mas na básica, sem o som premium e os itens, o valor fica mais justo.
Porsche Cayenne
Prós: dirigibilidade. Mesmo sendo um carro de duas toneladas, a Porsche fez a lição de casa para garantir a irreprimível dirigibilidade que está em todos seus carros.
Contras: equipamentos. Faltam alguns itens ao Porsche que só aparecem como opcionais caríssimos da extensa lista de disponíveis.
PONTUAÇÃO
Modelo | PORSCHE | AUDI |
Acabamento | 9,5 | 10 |
Câmbio | 5 | 5 |
Conforto | 7 | 8 |
Consumo | 2 | 2 |
Desempenho | 4 | 4 |
Equipamentos | 6 | 7 |
Ergonomia | 5 | 5 |
Espaço | 8 | 9 |
Estabilidade | 5 | 4 |
Estilo | 3,5 | 5 |
Instrumentos | 4 | 5 |
Manutenção | 5 | 4 |
Motor | 8 | 8,5 |
Porta-malas | 10 | 10 |
Preço | 3,5 | 3 |
Seguro | 5 | 4 |
Suspensão | 4,5 | 4 |
Usabilidade | 4 | 5 |
Total: | 99 | 102,5 |