O desinteresse do público por carros elétricos tem rendido diversas reviravoltas na indústria automotiva. E o próximo capítulo dessa novela pode partir da Porsche. Depois de tornar o Macan um modelo exclusivamente movido a baterias, a fabricante alemã deve relançar o SUV, agora, com motor a combustão. Ao menos, é o que afirma o site Autocar.
A publicação aponta que a culpa é da queda nas vendas da marca mundo afora. O Macan elétrico foi lançado em 2024 para ocupar o posto de segundo modelo movido a baterias da Porsche – antes, veio o Taycan. Afinal, o SUV a gasolina foi descontinuado em alguns mercados por conta das leis emissões. No Brasil, ambas as opções estão disponíveis.
O resultado disso foi a queda de 7% nas vendas globais da marca. E o caminho foi contrário ao do Cayenne, que, mesmo com versão elétrica, manteve configuração a combustão no portfólio e, assim, cresceu no interesse do público consumidor. Houve, contudo, queda nas vendas do Taycan, em 50%. Desempenho pior do que o mercado de elétricos em geral.
Combustão em cena
De olho nessas evidências, fontes da Porsche disseram à Autocar que os chefões da marca alemã estão revendo a decisão de tirar o motor a combustão de circulação. Em síntese, publicação diz que “fontes dentro da Porsche sugerem que um novo Macan a combustão está sendo reconsiderado como parte de uma gama de cenários de produtos”.
Cabe recordar, no entanto, que o vice-presidente e diretor financeiro da fabricante, Lutz Meschke, já havia confirmado que os modelos com motor térmico continuarão em linha por mais tempo do que o previsto. A princípio, a pretensão era que os veículos elétricos representassem 80% das vendas globais até 2030. Todavia, a meta foi revista e, agora, “Estamos explorando a possibilidade de equipar alguns dos modelos elétricos originalmente planejados com propulsores híbridos ou motores de combustão interna no futuro”, disse o executivo, recentemente.
Mesmo com incertezas, a Porsche deve seguir às tendências da China, o maior mercado de automóveis e veículos elétricos do mundo. Por lá, muitas montadoras introduzem alternativas híbridas plug-in ou extensoras de autonomia junto com os veículos elétricos e, assim, buscam atender uma base de clientes mais ampla. Se a Porsche decidir reintroduzir o Macan a combustão, enfim, o modelo seguirá a plataforma do Audi Q5 de terceira geração – do mesmo Grupo Volkswagen.
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