A fabricante de esportivos e modelos de luxo Porsche vai desenvolver e produzir baterias para carros elétricos que são menores, mais fortes e mais eficientes, na comparação com os modelos atuais.
Com as novas baterias, a Porsche vai cumprir a promessa feita em 2018, na apresentação do elétrico Taycan, de recarga em menos de 15 minutos.
Atualmente, baterias do tipo “Performance Plus” e carregadores rápidos da marca alemã permitem carregar o Taycan em 22,5 minutos, indo de 5% a 80% da bateria, segundo o presidente-executivo, Oliver Blume.

Governo alemão financia fábrica de baterias
Assim, esta nova fábrica de baterias será erguida na cidade de Tübingen. O local fica na região metropolitana de Stuttgart, sede da Porsche. A fabricante afirma que a produção vai começar em escala reduzida até 2024, mas não divulgou quanto vai investir no projeto.
A Porsche vai controlar (com 83,75% de participação acionária) a produção do novo tipo de baterias, que será feita em parceria com a alemã Cellforce, especialista na pesquisa de produtos de íons de lítio, base para baterias.
Por outro lado, foi divulgado que o governo alemão também é acionista da nova fábrica, onde vai investir € 60 milhões (cerca de R$ 360 milhões), na forma de financiamento.
“A célula de bateria é o motor a combustão do futuro”, afirmou Blume em comunicado. “A meta planejada para a fábrica é atingir uma capacidade anual mínima de 100 MWh”, afirmou Torge Thönnessen, CEO da Cellforce.
Blume explica, assim, que com essa capacidade a nova fábrica terá papel importante na pesquisa, desenvolvimento, produção e venda de baterias. O executivo afirma que a meta é produzir baterias de alto desempenho para até 1.000 carros elétricos da Porsche por ano.

O plano de eletrificação da Porsche
O Porsche Taycan é um sedã esportivo elétrico com arquitetura de 800 Volts, que traz pacote de baterias Performance Plus. Assim, este pacote tem 93,4 kWh de capacidade de armazenamento e é item de série do Taycan.
Dessa forma, o Taycan tem dois motores elétricos para entregar até 476 cv de potência, com preço inicial atual de R$ 615 mil. Além disso, o Taycan Cross Turismo também está disponível para encomendas no Brasil, com entregas para o 2º semestre. Esta espécie de perua elétrica esportiva tem o preço sugerido de R$ 685 mil.
Por isso, a Porsche tem planos de ter metade de seus modelos totalmente elétricos ou híbridos plug-in (com recarga nas tomadas) até 2025.