Você está lendo...
Porsche Taycan ganha a perua aventureira Cross Turismo por R$ 649 mil
Lançamentos

Porsche Taycan ganha a perua aventureira Cross Turismo por R$ 649 mil

Superesportivo elétrico da Porsche, o Taycan agora tem a possibilidade de fazer passeios fora do asfalto com a perua Cross Turismo

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

04 de mar, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Porsche Taycan Cross Turismo
A linha de elétricos Porsche Taycan acaba de ganhar a versão perua aventureira, batizada de Cross Turismo
Crédito:Porsche/Divulgação

Uma perua elétrica de luxo com tempero off-road. Assim é a inédita versão Cross Turismo do superesportivo Porsche Taycan, que acaba de estrear mundialmente. O novo modelo já está disponível para encomendas no Brasil, pelo preço sugerido de R$ 649 mil, valor que inclui a instalação do carregador doméstico. As entregas começam no 2º semestre.

O Porsche Taycan Cross Turismo tem o design quase idêntico ao do conceito Mission E Cross Turismo, um dos destaques do Salão de Genebra de 2018. A dianteira é igual à do Taycan original, porém com aqueles adereços aventureiros tradicionais. A diferença é que o traje, no caso da perua elétrica da Porsche, vai além do visual e da suspensão elevada.

Porsche Taycan Cross Turismo
Porsche/Divulgação

Publicidade


“Canivete Suíço” sobre rodas aro 21

Segundo o VP da Porsche para a linha Taycan, Stefan Weckbach, o Cross Turismo é “como um tipo de canivete suíço sobre rodas de até 21 polegadas”. Nas palavras do executivo, “embora não seja um veículo off-road radical, o Cross Turismo é especializado em estradas não pavimentadas e de terra”.

Nesse ponto, a Porsche começa a se diferenciar da Tesla, trazendo para a sua gama de carros elétricos a experiência com ralis e ajuste de suspensão. Além da tração nas quatro rodas e da suspensão a ar adaptativa, o Taycan Cross Turismo oferece um pacote off-road opcional que tem modos de condução e aumenta a altura livre do solo em até 30 milímetros.

Porsche Taycan Cross Turismo
Porsche/Divulgação

Mais espaço para cabeças e malas

Segundo a Porsche, o Taycan Cross Turismo está disponível em quatro versões (4, 4S, Turbo e Turbo S) e terá participação importante nas vendas da linha, podendo chegar a 40% dos pedidos. O modelo é mais generoso com passageiros e malas. São 36 mm a mais de altura para as cabeças nos bancos traseiros, e mais de 1.200 litros de capacidade de carga.



Porsche Taycan
Porsche/Divulgação

Mesmas configurações do Taycan

Da mesma forma que o sedã esportivo, a perua Taycan Cross Turismo conta com uma arquitetura de 800 Volts. O pacote de baterias Performance Plus, com 93,4 kWh de capacidade de armazenamento, é item de série. Assim, desde a versão de entrada “4”, a station traz dois motores elétricos capazes de entregar até 476 cv de potência com a função “overboost”.


Em condições normais, como no trânsito urbano, o conjunto elétrico, então, fornece 380 cv e autonomia para percorrer até 456 km. Contudo, o desempenho só atinge o pico com o overboost ligado. Nessa condição, segundo a Porsche, o Cross Turismo arranca até os 100 km/h em 5,1 segundos e alcança a velocidade máxima de 220 km/h.

Porsche Taycan Cross Turismo
Porsche/Divulgação

Esses, porém, são os números da versão mais simples. No “Taycan 4S”, a potência sobe para 571 cv. Depois, vai a 680 cv no “Taycan Turbo”. E chega ao ápice de 761 cv na configuração “Turbo S”. A versão de topo, de acordo com a fábrica de Stuttgart, acelera de zero a 100 km/h em 2,9 segundos, bem como entrega autonomia para até 419 km.


Porsche avança na eletrificação

A perua Taycan Cross Turismo amplia, portanto, a linha de carros totalmente elétricos da Porsche. Assim, a montadora alemã dá sequência ao plano de ter metade dos carros elétricos ou híbridos Plug-In até 2025.

“Nós nos vemos como pioneiros da mobilidade sustentável. Em 2020, um em cada três veículos de todos os nossos modelos produzidos na Europa tinham um motor elétrico. A mobilidade elétrica é o futuro. Com o Taycan Cross Turismo, damos um grande passo nessa direção”, disse Oliver Blume, diretor do conselho executivo da Porsche AG.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião