Você está lendo...
Porsche fará bateria para carregar carros elétricos em menos de 15 minutos
Notícias

Porsche fará bateria para carregar carros elétricos em menos de 15 minutos

De início, Porsche fará baterias para 1.000 carros elétricos ao ano. Nova fábrica da marca de luxo conta com financiamento do governo alemão

Eugênio Augusto Brito, Especial para o Jornal do Carro

03 de jul, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Porsche baterias Taycan
Porsche baterias Taycan
Crédito:Foto: Divulgação/Porsche
Porsche fará baterias mais eficientes em parceria com Customcells

A fabricante de esportivos e modelos de luxo Porsche vai desenvolver e produzir baterias para carros elétricos que são menores, mais fortes e mais eficientes, na comparação com os modelos atuais.

Com as novas baterias, a Porsche vai cumprir a promessa feita em 2018, na apresentação do elétrico Taycan, de recarga em menos de 15 minutos.

Atualmente, baterias do tipo “Performance Plus” e carregadores rápidos da marca alemã permitem carregar o Taycan em 22,5 minutos, indo de 5% a 80% da bateria, segundo o presidente-executivo, Oliver Blume.

Publicidade


Taycan
Porsche/Divulgação

Governo alemão financia fábrica de baterias

Assim, esta nova fábrica de baterias será erguida na cidade de Tübingen. O local fica na região metropolitana de Stuttgart, sede da Porsche. A fabricante afirma que a produção vai começar em escala reduzida até 2024, mas não divulgou quanto vai investir no projeto.

A Porsche vai controlar (com 83,75% de participação acionária) a produção do novo tipo de baterias, que será feita em parceria com a alemã Cellforce, especialista na pesquisa de produtos de íons de lítio, base para baterias.


Por outro lado, foi divulgado que o governo alemão também é acionista da nova fábrica, onde vai investir € 60 milhões (cerca de R$ 360 milhões), na forma de financiamento.

“A célula de bateria é o motor a combustão do futuro”, afirmou Blume em comunicado. “A meta planejada para a fábrica é atingir uma capacidade anual mínima de 100 MWh”, afirmou Torge Thönnessen, CEO da Cellforce.

Blume explica, assim, que com essa capacidade a nova fábrica terá papel importante na pesquisa, desenvolvimento, produção e venda de baterias. O executivo afirma que a meta é produzir baterias de alto desempenho para até 1.000 carros elétricos da Porsche por ano.




Porsche Taycan Cross Turismo
Porsche/Divulgação

O plano de eletrificação da Porsche

O Porsche Taycan é um sedã esportivo elétrico com arquitetura de 800 Volts, que traz pacote de baterias Performance Plus. Assim, este pacote tem 93,4 kWh de capacidade de armazenamento e é item de série do Taycan.

Dessa forma, o Taycan tem dois motores elétricos para entregar até 476 cv de potência, com preço inicial atual de R$ 615 mil. Além disso, o Taycan Cross Turismo também está disponível para encomendas no Brasil, com entregas para o 2º semestre. Esta espécie de perua elétrica esportiva tem o preço sugerido de R$ 685 mil.


Por isso, a Porsche tem planos de ter metade de seus modelos totalmente elétricos ou híbridos plug-in (com recarga nas tomadas) até 2025.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião