Personalizar em “casa” está virando uma prática comum. A divisão de personalização da Porsche, a Exclusive, apresentou sua mais recente criação, um Macan S com toques especiais.
A versão S não havia sido apresentada ainda após a reestilização do SUV compacto da marca alemã. A unidade recebeu uma pintura cinza especial, quatro saídas de escapamento e o pacote SportDesign. Ele é composto de saias laterais e partes inferiores dos para-choques pintados na cor do carro.
Há ainda um extrator no para-choque traseiro inspirado pelos modelos de corrida da Porsche. As rodas de 20 polegadas são as mesmas do Macan Turbo e pintadas na cor do carro. Por dentro, bancos e painéis biton na mescla de couro preto e marrom.
O modelo é equipado com motor V6 3.0 turbo que rende 354 cv e 48,9 mkgf e uma transmissão automatizada de sete velocidades. Com esse conjunto acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 251 km/h.
Outras novidades do Macan S
Segundo a marca, o V6 de 3,0 litros é novo, com o turbo colocado no meio do propulsor. Isso diminui o percurso dos gases de escapamento entre a turbina e as câmaras de combustão, o que dá respostas mais rápidas ao motor. Além disso, também privilegia o torque em baixas rotações.
A Porsche também fez melhorias no sistema de controle de tração e instalou pneus com medidas diferentes nos eixos dianteiro e traseiro (maiores atrás). Os freio também passaram por modificações. Além dos discos, que são maiores e mais espessos, o próprio pedal mudou. A peça agora é mais leve e tem braço de atuação mais curto. Isso dá respostas mais imediatas aos comandos do motorista. Como opcional, o Macan pode ganhar discos de cerâmica.
BÔNUS: Os carros mais fáceis e baratos de reparar do Brasil
HATCH SUB-COMPACTO - VOLKSWAGEN UP!
O CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou os melhores de cada categoria do CAR Group 2018, que avalia a facilidade e custo de reparos em casos de acidentes. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).
SUV COMPACTO OFF-ROAD - SUZUKI JIMNY
É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. A atualização do ranking é feita mensalmente e serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos. Estes são os melhores em cada categoria do CESVI.
SEDÃ MÉDIO - CITROËN C4 LOUNGE
.
PICAPE COMPACTA CABINE DUPLA - VW SAVEIRO
.
PICAPE COMPACTA CABINE SIMPLES - VW SAVEIRO
.
SUV COMPACTO - PEUGEOT 2008
.
STATION COMPACTA - VW SPACEFOX
.
MINIVAN COMPACTA - CITROËN AIRCROSS
.
HATCH COMPACTO - VW POLO
.
SEDÃ COMPACTO - VW VIRTUS
.
HATCH COMPACTO OFF-ROAD - VW CROSS UP!
.