A tecnologia híbrida chegou ao lendário Porsche 911. A mecânica eletrificada, já esperada pelo público por conta das exigências mundiais em termos de eficiência, leva o nome de T-Hybrid e equipa o Carrera GTS. Desse modo, o esportivo é o primeiro 911 de rua equipado com mecânica que combina motor elétrico e propulsor a combustão.
De acordo com a Porsche, para os novos modelos 911 Carrera GTS, os engenheiros da marca utilizaram conhecimentos adquiridos no automobilismo. O sistema T-Hybrid tem um turbocompressor elétrico de gases de escape recém-desenvolvido. Um motor elétrico integrado, colocado entre o compressor e o rotor da turbina, acelera instantaneamente o turbocompressor. Isso cria imediatamente pressão de sobrealimentação. O motor elétrico no turbocompressor de gases de escape também funciona como gerador. Desse modo, gera até 11 kW (15 cv) de potência elétrica.
Essa energia é extraída, portanto, do fluxo de gases de escape. O turbocompressor elétrico sem válvula de alívio permite o uso de apenas um turbocompressor em vez dos dois anteriores. Isso, por fim, garante uma entrega de potência mais dinâmica e responsiva.
54 cv extras
Tem, a princípio, um motor elétrico na nova transmissão de dupla embreagem de oito velocidades (PDK). Como resultado, um torque adicional de até 15,3 mkgf e aumento de potência de até 40 kW (54 cv). A energia é armazenada em uma bateria de 1,9 kWh que opera a uma voltagem de 400V. Para um peso otimizado, a Porsche instalou uma bateria de íon-lítio leve para o sistema elétrico de bordo de 12 V.
Mais números
Ainda em números, o motor boxer de 3,6 litros gera 485 cv e 58,1 mkgf de torque, enquanto o sistema híbrido completo entrega 541 cv e 62,2 mkgf. O aumento de potência em relação ao seu antecessor é de 61 cv.
De acordo com a marca alemã, o 911 Carrera GTS acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos. A velocidade máxima do esportivo fica em 312 km/h.
Carrera
Ademais, a versão Carrera, com motor 3.0 boxer biturbo (agora, adota o intercooler dos modelos turbo), ficou mais potente. A potência é agora de 394 cv, com torque de 45,8 mkgf. Esse aumento de potência significa que o 911 Carrera faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, com velocidade máxima de 294 km/h.
Visual
Em síntese, o novo 911 também apresenta melhor aerodinâmica, interior renovado, equipamentos aprimorados, conectividade expandida e design reformulado. Neste último quesito, destaque para os novos para-choques, faróis iluminados por LEDs com função de Matrix e flaps de resfriamento ativos, por exemplo.
O Carrera GTS, contudo, acrescenta difusores adaptativos na parte inferior, para controle do fluxo de ar e otimização da aerodinâmica e de resfriamento. Tem rodas de 21 polegadas com pneus traseiros largos de 315/30 e, naa frente, há pneus 245/35 ZR 20. O conjunto de suspensões foi modificado. E tem sistema de ajuste ativo do chassis, além da estabilização ativa de rolagem.
Interior
Por dentro, o novo 911 ganha painel de instrumentos totalmente digital. Tem tela curva de 12,6″ com até sete modos de visualização diferentes. O sistema de gerenciamento de comunicação Porsche (PCM) é operado por meio de uma tela central de 10,9″, que agora inclui Apple CarPlay integrado. Se desejado, ele exibe informações no painel de instrumentos e permite a operação de funções do veículo diretamente no ecossistema da Apple, por exemplo, através do assistente de voz Siri.
Os novos 911 Carrera e 911 Carrera GTS serão oferecidos no Brasil nas carrocerias Coupé e Cabriolet, com tração traseira. Preços, especificações e data de abertura das pré-vendas ainda seguem em definição. As primeiras, entretanto, devem acontecer em 2025.
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