O carro voador elétrico Model A, da Alef Aeronautics, está mais próximo da realidade. Em pré-vendas nos Estados Unidos desde o fim do ano passado, o modelo com motorização elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) é o primeiro do gênero a receber certificação para uso no mercado norte-americano. Trata-se da Certificação de Aeronavegabilidade Especial da Administração Federal de Aviação do país (FAA). Às ruas (e aos céus), chega a partir de 2025.
O modelo, testando pela empresa desde 2019, tem oito motores elétricos e alcance de aproximadamente 322 km nas ruas. Voando, a autonomia cai para 177 km. Capaz de transportar dois ocupantes, o modelo tem, no entanto, cabine esférica e oito hélices. Os painéis da carroceria formam uma malha sobre as hélices. O Model A permite que o ar passe pelo veículo a fim de gerar sustentação. Dentre os principais componentes de segurança, destaque para detecção e prevenção de obstáculos, bem como paraquedas balístico.
Valores
Em valores, o Alef Aeronautics Model A sai por US$ 300 mil (quase R$ 1,44 milhão na conversão direta). Os interessados, no entanto, precisam fazer depósito de US$ 150 (R$ 718) para permanência na fila. Quem paga US$ 1.500 (R$ 7.180) tem prioridade. Mesmo com valor salgado, a empresa afirma ter recebido mais de 440 reservas de outubro para cá.
A produção do Model A deve, a princípio, começar no quarto trimestre de 2025. As entregas vêm na sequência. Mas não pense que é só decolar e sair por aí. Afinal, os locais de voo serão limitados.
O Model A nem chegou às ruas e a Alef Aeronautics já tem planos futuros. A ideia consiste, a princípio, em lançar outros modelos. Um deles, por exemplo, é o sedã para quatro ocupantes Model Z. Nele, a empresa promete o dobro de autonomia. O lançamento, portanto, fica para 2035.