Você está lendo...
Novo Renault Duster estreia no Brasil em 2025 com motor 1.3 turbo flex
Notícias

Novo Renault Duster estreia no Brasil em 2025 com motor 1.3 turbo flex

Próximo Renault Duster terá visual do conceito Dacia Bigster e produção sobre a base CMF-B na fábrica de São José dos Pinhais (PR)

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

27 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Renault Duster
Modelo tem caixas de roda quadradas e maçaneta traseira na coluna
Crédito:L'argus/Reprodução

O novo Renault Duster chega ao Brasil em 2025. Baseado no conceito Dacia Bigster, o modelo já teve flagras revelados e, com base nisso, sua nova geração já ganhou projeções. O SUV, a princípio, será o segundo produto que sairá das linhas de São José dos Pinhais (PR) sobre a plataforma modular CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Pois, de acordo com reportagem do Autos Segredos, “os flagras recentes da mídia estrangeira indicam que a versão comercial do novo Duster seguirá o visual das patentes reveladas pelo site espanhol Autofácil”. Além disso, ficou claro que a versão de produção do novo Duster terá cinco assentos. A princípio, havia quem apostasse em sete lugares.



Novo Renault Duster 2025
L’argus/Reprodução

Publicidade


Visualmente, o SUV, a exemplo do conceito Dacia Bigster, tem grade e faróis em uma mesma linha. Estes últimos, são iluminados com LEDs. Tem, ainda, para-lamas robustos e molduras plásticas na parte inferior das laterais. A diferença do Duster para o conceito Bigster é a inclusão do vidro menor na coluna “C” – onde vai a maçaneta traseira.

Conforme o Jornal do Carro noticiou recentemente, as projeções do site francês L’argus adiantaram que a terceira geração do Duster terá ares modernos. As lanternas, por exemplo, têm formato de “Y”. A iluminação também é de LEDs.

Novo Renault Duster 2025
L’argus/Reprodução

Novo Duster terá opção híbrida

Com a nova plataforma, a terceira geração do Duster prevê eletrificação. A marca ainda não confirmou, mas espera-se que o SUV tenha versão híbrida. Entre as possibilidades, o motor 1.2 turbo a gasolina do Renault Austral combinado a um conjunto de 48V com potência máxima de 130 cv. Tem ainda outros dois sistemas. Um com motores a combustão e elétrico na dianteira. Outro que adiciona um motor elétrico no eixo traseiro, com tração integral (4×4).

Ademais, segue no portfólio o 1.3 turboflex (desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz) que já está disponível nos SUVs Captur e Duster e na picape Oroch. Este motor gera 170 cv e torque máximo de 27,5 mkgf a 1.600 rpm em conjunto com o câmbio CVT.

Renault Duster
Reprodução/@gessnermotors

Uma outra opção é, talvez, incluir no Duster o motor 1.0 turboflex do novo SUV compacto, que vai substituir o Stepway e concorrer com modelos como o Fiat Pulse. Por ora, não há especificações técnicas sobre o propulsor, que deverá render 120 cv de potência. Afinal, na Europa, o 1.0 turbo da Renault gera 100 cv e 16,3 mkgf de torque. Contudo, no Brasil, com a tecnologia flex, terá números maiores com o uso de etanol. Resta aguardar.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BMW X1 2023: NOVA GERAÇÃO DO SUV É MAIOR E VEM ELETRIFICADA

Deixe sua opinião