Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

20/03/2023 - 8 minutos de leitura.

Projeto de Lei quer obrigar estacionamentos privados e públicos a instalar carregadores

Projeto de Lei nº 710/2023 quer exigir instalação de carregadores para veículos elétricos em estacionamentos, ruas e avenidas de todo o País

Projeto de Lei quer que estacionamentos de todo o País tenham carregadores para carros elétricos Crédito: Volvo/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A falta de infraestrutura para recarga de veículos elétricos no Brasil pode estar com os dias contados. Para tentar barrar a rejeição do público consumidor aos carros a baterias e, sobretudo, amparar quem optou pela compra, o deputado federal Fábio Macedo (PODE/MA) criou o Projeto de Lei n° 710/2023. A proposta visa obrigar estacionamentos públicos e privados, além de vias públicas, a instalar carregadores para carros alimentados por eletricidade.


Leia Mais


PIXABAY/DIVULGAÇÃO

A proposta – apresentada no dia 28 de fevereiro – tramita na Câmara dos Deputados. Pela justificativa do texto, a ideia é acabar com os empecilhos para a implantação definitiva da mobilidade elétrica no Brasil. “A carência de pontos de carregamento não só dificulta a utilização dos veículos elétricos e híbridos, mas também desestimula a aquisição”, descreve o texto.

Continua depois do anúncio

Com o objetivo de diminuir a agressão ao meio ambiente, o Projeto de Lei propõe que estes locais disponibilizem carregadores por porcentagem das vagas. “Em estacionamentos privados de uso coletivo, os proprietários deverão disponibilizar estações de recarga em 5% das vagas, que ficarão reservadas”, propõe. Nos públicos, cai para 2%. Os locais poderão cobrar pelo serviço.

Em vias públicas, a princípio, as concessionárias de serviço de distribuição de energia elétrica deverão disponibilizar carregadores. Caso aprovada, a lei levará ainda o prazo de 1 ano para entrar em vigor. Por enquanto, não há informações sobre o que poderá acontecer com quem desrespeitar a lei, caso ela seja aprovada e sancionada pelo presidente Lula.

BYD Yuan Plus: como é o SUV elétrico que tem mais autonomia que o Volvo XC40

Base em estudo

Ainda como justificativa, o deputado se baseia em um estudo para defender a aprovação do PL. “Conforme o estudo ‘O futuro da mobilidade no Brasil: uma rota para eletrificação’, da empresa de consultoria empresarial McKinsey & Company, o Brasil deverá ter 11 milhões de automóveis movidos à bateria em 2040. Isso, portanto, representará 55% das vendas de novos veículos”, sustenta Fábio Macedo em sua justificativa.

Desse modo, o deputado federal maranhense acredita que é necessário estimular a demanda por esse tipo de carro, e propor mudanças estruturais e regulatórias. “Segundo o estudo citado, o crescimento da eletrificação no transporte depende de investimentos públicos e privados em quatro setores: apoio para quem compra, política de incentivo industrial, investimentos em pontos de recarga e adequação da infraestrutura”, finaliza.

Como são os carros elétricos e híbridos plug-in?

Haval H6 GT: SUV híbrido da GWM roda 1.000 km com um tanque

A princípio, os donos de veículos elétricos e híbridos plug-in não precisam depender de postos de combustíveis para abastecer. Afinal, ambos têm baterias recarregáveis em fontes externas, como tomadas e Wallbox, como é chamado o carregador doméstico.

Tem elétrico, por exemplo, que pode rodar mais de 300 km sem precisar recarregar. É o caso do Volvo XC40, por exemplo. É o que informam os números do Inmetro. Já entre modelos híbridos plug-in, o GWM Haval H6 PHEV, assim como o Haval H6 GT (vídeo), podem rodar até 170 km em modo elétrico com as baterias cheias. E com o tanque cheio de gasolina, supera, então, os 1.000 km de autonomia total.

Desvantagens

Renault/Divulgação

Os elétricos dispensam etanol, gasolina e diesel, mas também têm alguns problemas. No geral, a autonomia ainda é baixa. E as baterias demoram para recarregarem. Em tomadas convencionais, por exemplo, tem carro que leva cerca de 10 horas para completar a carga. E mesmo nas estações de carga rápida, alguns não são tão ágeis no abastecimento. No mínimo, gasta-se entre 20 minutos e meia hora para encher entre 10% e 80% das baterias.

Além disso, como a tecnologia ainda é cara, os preços desse tipo de veículo continuam salgados. Para se ter uma ideia, enquanto a versão flex do Renault Kwid 0-km custa R$ 68.190, o modelo com motor elétrico (E-Tech) tem tabela de R$ 149.990. Ou seja, é R$ 81.800 mais caro. A diferença, portanto, fica apenas na forma em que são colocados em movimento, pois, de resto, os modelos flex e elétrico são bastante semelhantes.

Combustão x Elétrico

No motor a combustão há quatro fases: admissão dos gases, compressão, combustão – que gera a potência enviada às rodas – e a exaustão (que libera os gases tóxicos). Problema este que os elétricos eliminam.


Um veículo 100% elétrico tem energia armazenada em baterias e liberada para o motor. Este, por sua vez, funciona com a atuação de campos eletromagnéticos. Outra diferença é que esse tipo de carro não precisa de relação de marchas. Os modelos a baterias funcionam como um carro automático. Mas com um adicional interessante: liberam o torque total de forma imediata. Assim, precisam apenas da primeira marcha e da ré.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

VW Polo seguirá com motor térmico até 2030

Lançamentos

Ferrari Roma Spider desembarca no Brasil e tem preço milionário

Notícias

BYD e Fiat arrecadam doações para o RS em concessionárias

Notícias

Hyundai Creta Action ganha linha 2025 com preço de HB20

OFERTAS 0KM
R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

De R$ 140.090,00 por R$ 124.990,00 (COM USADO NA TROCA)

Hyundai Creta Comfort Plus

De R$ 154.690 por R$ 137.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Limited Safety

De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

R$ 169.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS