Os sistemas semiautônomos de condução estão começando a se expandir fora do segmento de luxo. A próxima geração do Nissan Altima trará, opcionalmente, essa tecnologia.
LEIA TAMBÉM
Uber autônomo poderia ter evitado acidente
Continua depois do anúncioO Nissan Altima, que já foi vendido no Brasil, aqui foi posicionado como sedã “premium”. No entanto, nos Estados Unidos, trata-se de um modelo bastante generalista.
Por lá, o Nissan Altima é rival, por exemplo, do Camry. O sedã da Toyota é o carro de passeio mais vendido dos Estados Unidos.
O novo Nissan Altima será revelado no mês que vem, durante o Salão de Nova York, nos EUA. Seu sistema semiautônomo é chamado de ProPilot Assist.
Nos Estados Unidos, o sistema ProPilot Assist para o Altima é opcional. Ele também está disponível nos modelos Rogue e Leaf.
Trata-se de um sistema semiautônomo de nível dois. Isso significa que ele é capaz de assumir a condução do carro em alguns momentos.
No caso do ProPilot Assist disponível para o Nissan Altima, a tecnologia pode ser usada somente em rodovias. Ele é capaz de virar o volante, acelerar e frear sem participação do motorista.
Porém, o condutor deve estar sempre atento, já que o carro autônomo ainda não é permitido em nenhum país.
No Brasil, por ora há poucos modelos com nível 2 de automação. Todos são do segmento de carros de luxo.
Esse grupo inclui os Volvo XC60 e XC90, o Mercedes-Benz Classe E e o BMW Série 7. Outros a trazerem essa tecnologia são os Audi A4 e Q5.
O primeiro semiautônomo de nível 3 do mundo é o Audi A8. Revelado no ano passado, o sedã de luxo chega ao Brasil no fim de 2018.
Carros com sistema de automação nível 3 são capazes de dispensar o auxílio do motorista em mais situações. Os que podem dispensar o condutor em qualquer circunstância são os de nível 4. Por enquanto, só há protótipos com essa tecnologia.
A perspectiva é que os autônomos de nível 4 comecem a chegar às ruas nas próximas décadas.
VEJA TAMBÉM: 15 CARROS POTENTES E ECONÔMICOS