Por vezes negligenciados, os amortecedores são os componentes que garantem o equilíbrio dinâmico do veículo. Por isso, são essenciais para manter as rodas e os pneus em contato com o chão, suavizar as irregularidades na pista e, assim, garantir respostas precisas da direção. Mas quando saber que chegou a hora de trocar os componentes? Entenda a seguir alguns sinais que o carro nos dá.
Qual a durabilidade dos amortecedores?
A vida útil desses componentes não é uma ciência exata. Portanto, depende das condições da estrada e do estilo de pilotagem. Para começar, vale verificar os amortecedores a cada 10 mil quilômetros. Ou uma vez por ano. Isso vai antecipar potenciais problemas. Por exemplo, em alguns casos essas peças podem durar mais de 100 mil km. Entretanto, especialistas e marcas recomendam a substituição após 40 mil km.
Entenda os sinais de desgaste
Pneus gastos e irregulares: amortecedores desgastados podem causar uma reação em cadeia. Por exemplo, provocam o desgaste irregular dos pneus. E essa deterioração terá impacto no bolso já que vai aumentar os gastos. Bem como afetará a segurança do veículo e comprometer a estabilidade. Amortecedores velhos e batidos deixarão os pneus vulneráveis a furos e mais suscetíveis à substituição precoce.
Instabilidade em curvas: um amortecedor no limite de sua vida útil causará instabilidade em curvas. O veículo fica mais alto, balança mais e deixa, portanto, a direção menos precisa e desconfortável.
Frenagem comprometida: uma frenagem eficiente exige amortecedores em ótimo estado. Dessa forma, qualquer problema nos componentes resultará na perda de controle da direção nas frenagens. O que aumenta o risco de acidentes.
Ruídos misteriosos na suspensão: se o carro começou a emitir ruídos secos ou batidas ao passar por obstáculos, é um claro sinal de que há algo errado com os amortecedores. Ignorar esses sons só vai resultar em problemas.
Substituição dos amortecedores deve ser feita em pares
Ao trocar os amortecedores, lembre-se: a substituição deve ser feita sempre em pares e por eixo. Dessa forma, vai manter o equilíbrio e a eficácia do sistema de suspensão. E vai garantir maior conforto e precisão em manobras. Além disso, fuja de amortecedores recondicionados. Estes podem comprometer a experiência de direção e resultar em perda de estabilidade. Assim como podem provocar o desgaste prematuro de outros componentes.
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