Você está lendo...
Ar-condicionado no carro: quanto custa instalar e quais os prós e contras
Manutenção

Ar-condicionado no carro: quanto custa instalar e quais os prós e contras

Veículos sem ar-condicionado de fábrica podem receber o equipamento, mas instalação é cara e requer cuidados e serviço especializado

Redação

15 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

ar-condicionado
Sistema de ar-condicionado se tornou item de série em praticamente todos os carros atuais e tem incorporado até recursos modernos, como purificadores
Crédito:Hyundai/Divulgação

A instalação de ar-condicionado em carros que não trazem o sistema de fábrica está em alta. Afinal, a busca por conforto térmico em meio ao trânsito nos últimos dias levou muitos motoristas a considerar o equipamento. Mas é crucial avaliar alguns pontos. Por exemplo, o custo, possíveis adaptações e a escolha de oficinas. Vamos a eles:

As peças do sistema

Nem todos os carros estão preparados para receber o ar-condicionado. Em alguns casos, é preciso modificar o interior para acomodar o sistema. Além disso, modelos mais antigos vão exigir adaptações extras na elétrica e encaixes. Isso porque o sistema reúne vários componentes. Há chicotes e mangueiras, compressor, condensador, válvula de pressão, ventilador e reservatório. Por fim, os clássicos precisarão de peças de carros mais novos, o que vai afetar a originalidade.

A potência do motor

Tenha em mente que adicionar um sistema de ar-condicionado ao carro vai afetar a potência do motor. Bem como resultará em aumento no consumo de combustível. Portanto, certifique-se de que o equipamento é compatível com o veículo. Nos carros novos, por exemplo, o ar-condicionado costuma aumentar em 10% o consumo médio.

Publicidade


A mão de obra

A instalação de um sistema de ar-condicionado deve ser feita somente em oficinas especializadas. E por profissionais gabaritados. Escolher uma empresa com tradição no ramo vai vai exigir investimento, mas poupará o proprietário de aborrecimentos.

A manutenção

Assim como os sistemas de ar-condicionado de fábrica, o equipamento não original vai exigir manutenção regular. Dessa forma, certifique-se de cumprir as orientações do fabricante para garantir o desempenho adequado. E a durabilidade do sistema.

A garantia do sistema

Verifique na oficina se a instalação do ar-condicionado inclui garantia. Isso pode ser útil para eventuais problemas que possam surgir após no futuro.




O custo do ar-condicionado

A instalação de ar-condicionado em um carro sem o equipamento de fábrica pode ser cara. Os custos variam, afinal, além do profissional que fará a instalação, o modelo pode exigir adaptações. Bem como componentes específicos. Aliás, alguns deles difíceis de achar. Assim, uma dica é orçar o serviço em duas ou três oficinas diferentes. Em geral, nos hatches e sedãs de entradas, que são mais baratos, o custo da instalação chega a R$ 5 mil.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Renault Kardian é o próximo rival de Fiat Pulse e VW Nivus

Deixe sua opinião