Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV. Programada para entrar em produção em 2024, a picape RAM foi adiada para o final de 2024 e depois para o início de 2025. Agora, a Stellantis anunciou um novo adiamento, com a Ram 1500 REV provavelmente não chegando no primeiro semestre de 2025. O motivo seria o novo governo dos EUA.
Desconsiderando o Fiat 500e, cujas vendas nos EUA são pequenas, a Stellantis é a única entre as “Três Grandes” que ainda não tem um elétrico no mercado americano. E não foi por falta de tentativa: o grupo planejava trazer os modelos Jeep Wagoneer S e Ram 1500 REV, ambos planejados para iniciar as vendas em 2024. A picape, por sua vez, tinha papel importante: rivalizar com nomes como Ford F-150 Lightning, Chevrolet Silverado EV e talvez até roubar público de modelos como Tesla Cybertruck e Rivian RT1.
Primeira picape elétrica da Ram ainda vai demorar
Contudo, mais um atraso relativo a picape foi anunciado, com a justificativa de garantir a qualidade. O anúncio chega em um momento onde a Stellantis apresenta a nova plataforma STLA Frame, feita para permitir a eletrificação (bem como a adaptação de demais conjuntos motrizes) em modelos full-size, como SUVs grandes e picapes.
Ainda assim, um novo atraso sinaliza que, além de “uma quantidade muito significativa de trabalho” necessária pela Stellantis para viabilizar o lançamento. A decisão vem após sinais de que o mercado pode não estar tão interessado em adotar picapes elétricas, afinal. Os compradores de picapes elétricas ficaram decepcionados com o alcance limitado, especialmente durante o reboque. A decisão também pode significar que a Stellantis está jogando pelo seguro, já que a equipe de transição de Trump sinalizou uma mudança para eliminar o crédito fiscal de US$ 7.500 para veículos elétricos, por exemplo.
Seja como for, a Stellantis está numa posição difícil no mercado americano, com estoques no nível mais alto da história e as vendas estão ficando para trás da concorrência. Graças aos populares veículos Jeep e Ram, o mercado dos EUA historicamente trouxe grandes lucros para a Stellantis. No entanto, isso mudou quando os modelos existentes perderam o brilho e o grupo não conseguiu fazer investimentos para lançar novos modelos.
Por fim, a relutância do grupo em produzir novos EVs, em razão do momento político turbulento, pode perdurar até 2025.
O Jornal do Carro também está no Instagram!