A RAM anunciou nesta quinta (18), sua nova picape no Brasil: a 1500 Limited. O modelo chega em duas versões e é uma resposta da marca para conter o avanço da concorrência, no caso, a Ford F-150, que foi lançada no começo deste ano. O modelo chega para ocupar o nicho intermediário da RAM, que conta com as picapes Classic e 1500 Rebel, posicionadas abaixo, e as maiores 2500 e 3500, acima.
Assim como a versão Classic, a 1500 Limited aposta em um público mais urbano, e tem visual com detalhes cromados, e foco no luxo e no conforto a bordo. Além disso, há uma segunda opção, chamada Night Edition, que troca os cromados por pintura preta brilhante, que deixa o visual da picape mais esportivo.
Com a missão de barrar a Ford F-150, que o Jornal do Carro já avaliou, a 1500 Limited chega com diferenciais interessantes. O modelo é o primeiro a oferecer suspensão a ar autonivelante, chamada Active-Level. Segundo a marca, o sistema melhora consideravelmente o conforto a bordo, além de auxiliar no uso off-road e contribuir para a eficiência energética. Além disso, a Limited oferece bancos traseiros reclináveis, algo inédito na categoria.
RAM 1500 Limited utiliza o mesmo motor da versão Rebel
Debaixo do capô, a picape usa um V8 Hemi de 5,7 litros, com 400 cv e 56,7 mkgf de torque, emprestado da versão Rebel. Aliada ao motor está o câmbio automático de oito marchas, acionado por um seletor giratório no painel. No entanto, as semelhanças com a versão mais voltada ao off-road terminam aqui, pois a Limited usa um sistema de tração 4×4 com modo Auto, que divide a força entre as quatro rodas automaticamente, quando necessário. Além disso, a tração tem reduzida e um diferencial mais longo que o da Rebel, para rodar com rotações mais baixas.
Ainda que economia de combustível não seja prioridade para o comprador, o picape oferece sistema de desativação de cilindros, que permite rodar com 4 cilindros, priorizando consumo. A grade do radiador tem abertura ativa. Esta peça móvel, em conjunto com o spoiler e o modo Aero da suspensão a ar, podem economizar alguns quilômetros na picape.
Capacidade de reboque é maior entre picapes V8 no País
A capacidade de reboque do modelo é de 3.647 kg, maior que da F-150, que suporta até 3,5 toneladas, por exemplo. Além disso, a versão conta com rodas de liga leve de 22″, calçadas em pneus 285/45.
Na parte de conectividade, a 1500 Limited estreia um painel digital de 12″ que fará parte de todos os modelos, exceto a 1500 Classic. A caçamba, por sua vez, tem 1.200 litros de volume e oferece dois compartimentos laterais extras, chamados de “Rambox”, com 107 litros cada. Assim, no total, a picape tem 1.411 litros de capacidade.
Outros destaques são o multimídia com tela de 12″, conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, e um sistema de som premium com 19 alto-falantes. Há ainda partida remota, assistentes semiautônomos de condução, teto solar panorâmico, sistema start-stop e os faróis de LEDs também acompanham a picape, além de outros itens de série.
Seja como for, se o plano da RAM com a nova picape é desbancar a concorrência, os interessados gastarão mais por seus modelos. A versão 1500 Limited custa R$ 529.990, enquanto a versão Night Edition, com visual escurecido, é mais cara, com preço de R$ 539.990. As duas custam mais que a F-150 Platinum, versão de topo com tabela de R$ 490 mil.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!