A RAM começou a divulgar que vai ter uma picape feita no Brasil. Mesmo sem revelar fotos nem dados técnicos, a marca já tem, em seu site, uma imagem com os dizeres “Follow The RAM”, ou “Siga a RAM”. Além disso, um anúncio convida: “Acompanhe tudo sobre o maior lançamento da RAM no Brasil”. Ou seja, trata-se de uma inédita picape de entrada. Assim, o modelo vai utilizar base do tipo monobloco e a plataforma chamada pela empresa de Small Wide Body 4×4.
O modelo, que será fabricado em Goiana (PE), juntamente com a Fiat Toro, além dos Jeep Renegade, Compass e Commander, já foi flagrado em testes. Em fase final de desenvolvimento, aparentemente tem carroceria com linhas mais retas do que as da prima Toro. Assim como traços dos demais modelos da da RAM, como a grade avantajada que remete a modelos como 1500, 2500 e 3500.
O nome ainda não foi confirmado. O que se sabe é que “Dakota”, em alusão à picape nacional feita entre 1998 e 2001, está fora de cogitação. De acordo com o site Autos Segredos, o novo modelo vai se chamar Rampage. Trata-se, portanto, de uma homenagem à picape feita pela Dodge e vendida nos Estados Unidos no início dos anos 1980 (abaixo).
RAM para brigar com S10, Ranger e Hilux
A nova picape da RAM, conhecida nos corredores da empresa como Projeto 291, deve ser lançada no Brasil no segundo semestre de 2023. Apesar de sua estrutura ser derivada da Toro, terá porte maior para concorrer com Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, entre outras. Portanto, deverá medir mais de 5 metros de comprimento e ter novos amortecedores e molas para suportar o maior peso.
Segundo rumores que circulam no mercado, a parte eletrônica virá da Jeep. Assim como no SUV de topo de linha Commander, a Rampage terá recursos modernos. Ou seja, como assistentes de condução, além de equipamentos de conforto e conectividade.
Mecânica
De acordo com a página @fca_fan_brazil, do Instagram, que gentilmente cedeu a acima ao Jornal do Carro, a novata terá, como na Toro, Compass e Commander, motor 2.0 turbodiesel. Entretanto, será recalibrado na Rampage, para entregar mais potência e torque. Portanto, mais que os 170 cv e 38 mkgf, respectivamente, dos modelos atuais. Seja como for, o câmbio automático de nove marchas e a tração 4×4 deverá ser a mesma utilizada nos carros de Fiat e Jeep.
Além disso, essa configuração de transmissão e tração deve ser oferecida também em conjunto com o motor GME 2.0 turbo, inédito e flexível. Segundo os rumores, um novo 2.4 turbodiesel deve chegar em 2024. Por fim, a aposta é que a Rampage vai ter três versões de acabamento. São elas: Bighorn, Laramie e Rebel. Ou seja, sobrenomes já utilizados em outros modelos da RAM.